Vietnã: associação sugere suspensão das exportações

Por: Agência Estado

A Associação de Café e Cacau do Vietnã reivindica medidas governamentais para enfrentar os preços baixos do café e sugere que os exportadores suspendam a assinatura de contratos de venda ao exterior, devido às incertezas sobre a produção no país.


“Precisamos ajudar os produtores, eles estão tendo prejuízo com os preços atuais, o que significa que não terão dinheiro para comprar fertilizantes, e isso afetará a produção na próxima temporada”, afirmou, na semana passada, Luong Van Tu, presidente da associação.


O contrato setembro de café robusta negociado na bolsa de Londres, LIFFE, fechou cotado em US$ 1.354/t nesta segunda-feira, 13, queda de cerca de 10% em relação a um mês antes. Os exportadores de café do Vietnã determinam os preços a um desconto em relação aos futuros de Londres. A contratação de novas exportações diminuiu significativamente desde que os preços recuaram no fim de junho, já que as cotações são consideradas baixas demais para traders e produtores locais.


Os estoques que sobraram da colheita encerrada mais cedo este ano são relativamente menores, e os exportadores perderiam dinheiro com qualquer negócio agora, então “também sugerimos que eles adiem a assinatura de novos contratos, e não vendam futuros”, afirmou Tu.


O Vietnã é o maior exportador mundial de robusta, e iniciará a próxima colheita no fim de outubro. Em meados de junho, Tu estimou que a produção de café do Vietnã em 2009/10 ficará abaixo das 16 milhões de sacas de 60 quilos produzidas em 2008/09. A Associação de Café e Cacau do Vietnã se preocupa com a produção em 2009/10 porque se os produtores continuarem sofrendo perdas, eles tendem a optar por outras culturas.


As informações são da

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.