Venezuela amplia combate ao contrabando de café

21 de julho de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

O governo da Venezuela está convencido de que “importantes setores da agroindústria estão efetuando uma política de envio de cafés locais para a Colômbia”. A afirmação é do ministro de Agricultura e Terras, Elías Jaua, que apresentou um informe sobre a produção agrícola venezuelana no primeiro semestre, que aumentou de 12,6 para 12,9 milhões de toneladas neste período, quando comparados a mesma época de 2008.


Em breve o governo federal, baseado em leis e na Constituição, emitirá medidas para acabar com as distorções que “estão sendo verificadas em setores agroindustriais, principalmente no que se refere à distribuição do café”, disse. O ministro da Alimentação, Félix Osorio, explicou que o arroz é outro produto que vem sendo muito manipulado pelos empresários na Venezuela.


Para ele, existe uma disponibilidade significativa do produto nos solos públicos e privados, o que permitiria o abastecimento normal até outubro. A safra será iniciada em agosto. “Dessa forma, estamos efetuando diligências para encontrarmos os volumes do produto que estão armazenados de forma irregular”, complementou o dirigente governamental.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.