Transporte marítimo de commodities deve encarecer

Grant Smith
Da Bloomberg News


O custo do transporte marítimo de commodities como carvão e minério de ferro deverão subir devido ao congestionamento nos portos e à alta demanda por matérias-primas da parte das siderúrgicas chinesas. A fila de embarcações que esperam o carregamento de mercadorias no porto australiano de Newcastle, o maior porto exportador mundial de carvão, aumentou para o número recorde de 61 navios na semana passada, segundo o site da autoridade portuária.


Houve congestionamento de barcos também no Terminal de Carvão de Richards Bay, na África do Sul, o principal fornecedor para as centrais de energia elétrica européias, depois que um acidente ferroviário, ocorrido a 5 de janeiro, reduziu a chegada de produtos ao porto.


“Há uma fila bastante grande ao largo de Newcastle, embargando determinada proporção das cargas”, disse Svere Bjorn Svenning, diretor de pesquisa da corretora de contratos de afretamento marítimo Fearnleys AS, sediada em Oslo, capital da Noruega. “Mas isso se deve também à forte demanda subjacente por virtualmente todas as commodities. Este ano de 2007 será um ano forte.”

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.