Oferta de commodities pode reduzir qualidade

24 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: 23/02/2007 08:02:03 - Jornal do Commércio - RJ

Com a maior demanda, produtores não conseguem renovar estoques


Uma escassez de oferta de commodities agrícolas, desencadeada pelo aumento da demanda e pela redução dos estoques, poderá resultar na redução dos padrões de qualidade por parte das empresas produtoras de produtos de consumo, informou a ED&F Man. A crescente demanda por commodities agrícolas como milho, puxada pelo crescimento do consumo por parte dos mercados emergentes e pelo desenvolvimento da indústria de biocombustíveis, está reduzindo os estoques mundiais, disse Jim Jenkins, diretor executivo da ED&F Man Commodity Services, subsidiária da Man Group Plc, a maior administradora mundial de fundos de hedge com ações negociadas em bolsa. “Acredito firmemente que o mercado pautado pelo consumidor vai continuar e que, mais cedo ou mais tarde, teremos um choque na ponta da oferta”, disse Jenkins, que trabalha há 25 anos na ED&F Man, em conferência sobre commodities realizada em Londres.`wp_posts`As pessoas terão de questionar se poderão manter todas as suas especificações de qualidade.”


China. A expansão da economia dos mercados emergentes, puxada pela China, o país mais populoso do mundo, desencadeou uma alta dos preços das commodities que teve início em 2001. Petróleo, cobre e outras matérias-primas subiram para níveis recorde no ano passado, com os déficits de produção. O aumento das exportações de café reduziu os estoques dos países exportadores a seu nível mais baixo de mais de 15 anos, disse na semana passada a Organização Internacional do café (OIC).


A alta dos preços das commodities atraiu investidores que tentam aumentar seus retornos aplicando em categorias de ativos consideradas de maior risco do que as ações e os bônus. “A disparada dos investimentos está impactando a demanda e os preços das matérias-primas”, disse Jenkins. “Temos a emergência de fundos de hedge dotados exclusivamente de posições compradas” em commodities que apostam na alta dos preços, disse Jenkins.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.