Starbucks: campanha publicitária recruta fãs online

20 de maio de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Em sua nova campanha publicitária, a maior rede de cafeterias do mundo, a
norte-americana Starbucks, quer passar sua mensagem para uma nova geração de
consumidores de café e, então, recrutá-los a recontar a história online.


A rede está colocando novos pôsteres publicitários em seis importantes
cidades dos Estados Unidos. Para ajudar a disseminar sua mensagem, a Starbucks
está tentando aproveitar o poder das redes sociais na Internet desafiando as
pessoas a procurarem pôsteres e serem os primeiros a postar uma foto usando o
Twitter. Clique aqui http://twitpic.com/5hxg2 para ver a
primeira foto postada por um usuário do Twitter na terça-feira.


A campanha, que começou no começo desse mês em jornais e revistas, é descrita
pela companhia, que normalmente evita publicidade tradicional, como o maior
esforço de marketing que já fez. A Starbucks, que não disse o quanto essa
campanha custará, disse que não está perdendo clientes para o McDonald’s. Ao
invés disso, os clientes estão tentando economizar dinheiro, reduzindo seu
consumo de espresso.


A competição, disse o diretor de marketing da Starbucks, Terry Davenport,
“está tentando somente ‘commoditizar’ o café e baixá-lo a um nível onde todos os
cafés são iguais, e se café é café, você pode comprar o mais barato. Nós não
acreditamos que isso seja verdade. É por isso que queremos contar nossas
histórias”.


Alguns consumidores de café da nova geração vêem o café da Starbucks como uma
commodity também, tendo crescido com uma loja em cada esquina. “Tudo o que eles
sabem é que a Starbucks é uma grande companhia”, de forma que a campanha busca
destacar a qualidade do café, disse ele.


Os anúncios de página inteira no jornal descrevem como a Starbucks seleciona
somente os melhores 3% dos grãos e os torra, e também fornece a seus
trabalhadores seguro de saúde. A Starbucks escolheu esse tipo de anúncio, grande
e impresso, que era mais popular nos anos 1960s e 1970s, para chamar a atenção.
“Mesmo se você passar por ele e não parar para ler todas as palavras, a
impressão que fica é que a Starbucks tem muito para falar sobre café”.


A Starbucks tem outras iniciativas em mídias sociais planejadas para esta
campanha, incluindo um concurso para empregados das lojas Starbucks para
enviarem frases para futuros anúncios e vídeos no Youtube, com especialistas em
café falando sobre o café da rede. A Starbucks considera que essa campanha será
ajudada por seus 1,5 milhão de fãs no site Facebook e mais de 183.950 seguidores
no Twitter.


Ainda é difícil medir os efeitos de uma rede social – um seguidor no Twitter
não necessariamente se traduz em um consumidor diário de Frapuccino. O
vice-presidente de marca, conteúdo e internet da Starbucks, Chris Buzzo, disse
que a presença na mídia social dá uma vantagem sobre os competidores com
gigantescos orçamentos publicitários porque seus fãs querem falar sobre isso
online. “Essa é a diferença entre lançar com muitos milhões de dólares versus
milhões de fãs”.



Marilynn K. Yee/The New York Times


Starbucks é a marca mais citada no Twitter


Os internautas falam bastante sobre café no Twitter, indica uma pesquisa
realizada pela empresa de marketing digital JAM, a pedido da revista britânica
“Revolution”. Isso porque a rede de cafeterias Starbucks é a marca mais citada
no serviço de microblogs, seguida, de longe, por Google e BBC.


A análise foi feita durante três dias, no mês de abril – o número de menções
pode variar com o tempo, de acordo com a repercussão de assuntos na internet. No
período, a Starbucks teve 3,37 milhões de menções no Twitter, enquanto o Google
ficou com 1,01 milhão e a BBC, 703 mil. A lista segue com Apple (512,1 mil) e a
seguradora americana AIG (455 mil).


 



A reportagem é do The New York Times

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