Mitsui Alimentos fala sobre controle de qualidade em feira acadêmica

23 de junho de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação

Mitsui Alimentos fala sobre controle de qualidade em feira acadêmica
Várzea Grande, 23/06/2008 – 11:09.


Da Redação


A Mitsui Alimentos foi convidada pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE) para ministrar palestra sobre “O controle de qualidade em uma torrefação de café”, no 1º Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT), realizado no dia 20 de junho, em Cuiabá. A palestrante foi a técnica de Controle de Qualidade da Mitsui, Neldimara Cristiane M. Silva, especialista em Qualidade de Alimentos Vegetais.


Para Neldimara, acostumada a proferir palestras para diversas faixas etárias e áreas profissionais, foi um ótimo desafio manter esse contato com o mundo acadêmico pela primeira vez. ”Levar informações sobre o café, por todas suas etapas, foi enriquecedor tanto para mim como para eles. Até porque todos devem saber sobre a bebida a qual o nosso país é o maior exportador do mundo”, comenta.


Ao longo de sua apresentação, a técnica abordou assuntos que envolvem todas as fases que o café passa, desde a colheita até chegar à mesa do consumidor final, como métodos de preparo (filtração e expresso), suas classificações (tradicional, superior e gourmet), sabores, ponto de torragem e grau de moagem ideais.


Inclusive, ela aproveitou o momento para falar dos benefícios do café para a saúde, bem como mostrar aos presentes todas as outras bebidas, sejam elas quentes ou geladas, que têm o café como matéria-prima. “Também não deixei de citar a qualidade dos cafés da Mitsui Alimentos e todas as certificações que os produtos possuem”, lembra.


Segundo o diretor Comercial e Industrial da Mitsui Alimentos, Manoel Assis, foi um prazer a empresa receber o convite, já que preza muito pela qualiade dos produtos oferecidos aos consumidores, sem falar que desenvolve projetos importantes como o “Café na merenda, saúde na escola”, em andamento em uma escola em Araçariguama (SP), onde a Mitsui possui sua maior torrefadora de café, e que será lançado em breve Cuiabá, beneficiando alunos das redes públicas de ensino. “Nossa preocupação passa por todas as etapas, até chegar à mesa do consumidor. Por isso, iniciamos um projeto piloto com os estudantes, com uma pesquisa científica, correlacionando o consumo de café com leite e a melhoria do aprendizado escolar”, destacou.


O projeto vai desde o treinamento do preparador da bebida, passando pelo fornecimento piloto na merenda da manhã três vezes por semana, até o fornecimento integral diário e início da pesquisa. Durante este período, os alunos também terão atividades extras, como palestras, visitas a indústria, degustações de café, entre outras. “Desenvolvemos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Secretaria de Educação de Araçariguama (SP), com o compromisso de melhorar o padrão nutricional da merenda escolar e potencializar a divulgação da informação positiva sobre café e saúde”, complementou Manoel Assis.



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.