MCDONALD´S COMEMORA 30 ANOS COM 40% DO MERCADO DE ALIMENTAÇÃO RÁPIDA NO BRASIL

13 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Estudo da FGV Projetos mostra que 7% dos gastos com alimentação fora de casa das famílias brasileiras são feitos no McDonald”s; Cadeia produtiva da empresa responde por mais de 100 mil empregos no país


O McDonald”s Brasil – operado pela Arcos Dourados, master franqueada da rede na América Latina – completa nesta sexta-feira (13/2) três décadas de operação com a consolidação de sua liderança no setor de alimentação rápida fora de casa. Segundo um estudo realizado pela FGV Projetos sobre a contribuição da empresa para economia do país, de cada R$ 10 gastos no Brasil com alimentação de serviço rápido, R$ 4 são no McDonald”s. A preferência das famílias é constatada na análise dos gastos com alimentação fora de casa: 7% das despesas das famílias brasileiras em restaurantes e lanchonetes são realizadas no McDonald”s.


A empresa realizou investimentos diretos de mais de R$ 1,5 bilhão no país nos últimos 30 anos e sua cadeia produtiva supera um faturamento anual de R$ 5 bilhões, o que representou mais de 0,1% de todas as transações econômicas realizadas no país em 2007, ano com os últimos dados disponíveis. O investimento médio do McDonald”s no país foi superior a R$ 50 milhões por ano desde sua chegada ao Brasil, em 1979, e de 2004 a 2007 a média foi ainda maior, chegando a R$ 59 milhões por ano.


Do faturamento total da cadeia produtiva em 2007 (R$ 5,035 bilhões), R$ 2,61 bilhões foram do McDonald”s e o restante dos fornecedores, incluindo R$ 315 milhões de exportações para operações da rede em outros países. O faturamento do McDonald”s isoladamente representou 4,4% de todo o mercado de alimentação rápida fora de casa do país e 0,06% de todo o volume de transações da economia brasileira em 2007.


Tomando por base o período de 1990 a 2007, o estudo demonstra que o faturamento do McDonald”s cresceu a uma taxa quase quatro vezes maior do que a média do PIB brasileiro no período: 10,7% contra 2,8%. As vendas per capita tiveram um crescimento ainda maior: 9,2% contra 1% ao ano de crescimento do PIB per capita no país no período.


O estudo da FGV Projetos mostra que a renda gerada diretamente pelo McDonald”s em 2007 alcançou um PIB de R$ 1,27 bilhão, o que representou 10,6% do PIB formal de todo o setor de alimentação fora de casa. Para cada real do PIB gerado pelo McDonald”s foram gerados R$ 0,79 nos demais setores da economia. A renda gerada indiretamente, com o consumo intermediário por encomendas a fornecedores, foi de R$ 1,34 bilhão.


Os impostos recolhidos por toda a cadeia produtiva foram de R$ 555 milhões em 2007. A contribuição social do McDonald”s nesse ano foi de R$ 488 milhões, na forma de despesas que retornaram para a sociedade como encargos, benefícios, programas sociais e impostos sobre renda e propriedade. Desde sua chegada ao Brasil, o McDonald”s já doou mais de R$ 90 milhões através do Instituto Ronald McDonald para instituições que cuidam de crianças e adolescentes com câncer.


Mais de 100 mil postos de trabalhos gerados no país


A cadeia produtiva do McDonald”s e seus fornecedores gera mais de 107,3 mil empregos, sendo 39,4 mil diretos. A maior parte dos empregos indiretos é gerada na agricultura. A força de trabalho empregada diretamente pelo McDonald”s isoladamente representa 3,38% dos funcionários com carteira assinada do setor de alimentação no país.


Tomando por base o período de 2003 a 2007, o emprego da rede cresceu 13,2% ao ano, mais do que 10 vezes a taxa do país no período, que foi de 1,2%. A quantidade de empregos gerados representou 0,4% de todos os empregos criados no país nesse mesmo período. O estudo mostra a contribuição da rede para a produtividade do país: tomando por base a renda gerada e o número de funcionários, a análise demonstra que a rede apresenta uma produtividade 80% maior do que a média apresentada pela economia brasileira.


Considerado uma das melhores empresas para se trabalhar e a maior empregadora de jovens do país, o McDonald”s foi pioneiro na implantação da jornada de meio expediente para estudantes, e emprega funcionários que tenham concluído ou estejam cursando o segundo grau, tendo por filosofia incentivar seus estudos.


Nesses 30 anos, as altas taxas de emprego no McDonald”s estiveram diretamente ligadas ao aumento no número de restaurantes da rede. A partir da década de 90, a taxa anual de expansão foi de 19,2% ao ano. Na época, a rede contava com 28 restaurantes no país contra os atuais 565. Se somadas outras iniciativas de sucesso da marca, como os quiosques e os McCafé, o número total chega a mais de 1,2 mil pontos de venda. “Para 2009, a expectativa da empresa é manter o forte crescimento, inclusive com a entrada em novas capitais brasileiras”, afirma Flávia Vigio, vice-presidente de comunicação do McDonald”s na América Latina.
 
 

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