Extensionistas da Emater/MG participam de encontro do MBA em Coffee Business

08/10/2009 – Acontece nesta semana (05 a 09 de setembro), na Universidade Federal de Lavras (Ufla), o encontro de 60 extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) que participam do MBA em Coffee Business. Inédito no Brasil, o curso a distância faz parte do alinhamento estratégico articulado pelo Polo de Excelência do Café para capacitação e atualização de 300 técnicos da Emater/MG, com a coordenação da Ufla.


Além dos professores de diferentes departamentos da Universidade, o curso conta com a participação de especialistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Embrapa Café e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).


Com foco na gestão da atividade cafeeira, o MBA vai capacitar 300 técnicos da Emater/MG nos próximos cinco anos. Esta primeira turma, iniciada em março de 2009, tem recebido orientação sistemática para todas as disciplinas por meio de tutoria no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Segundo Marcelo Xisto, tutor e coordenador do ambiente virtual, os alunos do MBA receberam treinamento para se adaptar à modalidade de ensino à distância, que amplia o acesso ao conhecimento por meio de tecnologias da Internet.


De acordo com o coordenador do MBA e professor do Departamento de Agricultura da Ufla, Rubens José Guimarães, o curso foi elaborado de modo a atender às necessidades regionais, cujo conteúdo foi construído conforme a demanda apresentada pela própria Emater, para que os resultados da ciência cheguem efetivamente ao campo.


O programa do curso contempla as áreas de fertilidade do solo, nutrição, morfologia e fisiologia do cafeeiro, produção de mudas, implantação da lavoura, genética e melhoramento, manejo de pragas, doenças e nematóides, manejo de plantas daninhas, cafeicultura orgânica, irrigação aplicada à cafeicultura familiar, gestão da qualidade e produtividade na colheita e pós-colheita, geoprocessamento, mercado cafeeiro e competitividade internacional e metodologia participativa de extensão para o desenvolvimento sustentável.


Com a formação propiciada pelo MBA, os extensionistas poderão orientar os cafeicultores mineiros para uma gestão mais profissional da cafeicultura, voltada para a agregação de vantagens competitivas, com otimização dos custos e aumento de valor ao produto. De acordo com o professor de Fertilidade do Solo, Antônio Eduardo Furtini Neto, além do caráter de capacitação e atualização dos extensionistas, que favorece uma análise crítica para orientações e recomendações técnicas, as dúvidas levantadas por eles refletem a realidade do campo e serve para prospecção de novas demandas de pesquisa.


Para o extensionista da Emater do município de Botelhos, José Luiz Ansani, que participa do encontro, o MBA é uma forma da Emater reforçar a sua própria essência, que é estar ao lado do produtor, com orientações técnicas e atualizadas.       


Na visão de Julian Silva Carvalho, coordenador técnico estadual do Certifica Minas Café e um dos alunos do curso, os extensionistas contemplados pelo programa de especialização são profissionais que estão próximo aos produtores, o que propicia um balizamento entre o conhecimento científico e o conhecimento técnico de campo. “Esta troca de experiência resulta em um modelo equilibrado entre o que é recomendado pelas pesquisas e o que é possível de ser aplicado efetivamente nas propriedades cafeeiras”, destaca.


A capacitação profissional faz parte da missão do Polo de Excelência do Café, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que objetiva alinhar os investimentos em inovações tecnológicas à especialização de novas competências.


As informações partem do Blog do Pólo de Excelência do Café (http://excelenciacafe.simi.org.br)


Café e Mercado


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.