Espaço Café Bahia acontecerá de 27 a 30 de outubro 2009, em Salvador, juntamente com a Fispal Bahia

Por: Agência Safras

EVENTO EM OUTUBRO PRETENDE REUNIR REPRESENTANTES DA CADEIA DO CAFÉ DE QUALIDADE

27/08/2009 – O Espaço Café Bahia instala-se pela primeira vez no quarto maior Estado produtor de café do Brasil, a Bahia. O evento acontecerá de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador, juntamente com a Fispal Bahia. “O objetivo é reunir, em uma área setorizada, representantes da cadeia do café de qualidade, que conta com produtor, torrefador, máquinas e profissionais do setor”, explica Caio Alonso Fontes, sócio e diretor de planejamento da Café Editora, organizadora do evento.

O Estado baiano tem estimativa de produzir 1,9 milhão de sacas no ano de 2009, sendo 1,3 milhão da espécie arábica. Apesar de ter desenvolvido a cafeicultura tardiamente, a evolução do setor é rápida: nos anos 1990, a produtividade do Estado estava entre seis e nove sacas por hectare e hoje a média é de 15 sacas. A Bahia ainda possui a região com a maior produtividade do Brasil, o Cerrado Baiano: 50 sacas por hectare.

No Brasil, em 2008, do consumo total de café torrado e moído (17,66 milhões de sacas), 4% foram representados pelo café gourmet, o que significa 690 mil sacas. Esse volume expressa, em valor das vendas totais, que foram arrecadados R$ 6,5 bilhões no ano anterior nesse mercado. Na capital baiana, nos últimos cinco anos, cresceu exponencialmente o número de cafeterias em pontos comerciais de rua e em shoppings.

Enxergando todo o potencial, Caio comenta: “A tendência do café gourmet é que haja um crescimento contínuo, pois existe um grande mercado”. Se há dez anos o café gourmet tinha parcela inexpressiva no mercado, hoje, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, o consumo desse tipo de café cresce em média 15% ao ano.


A Bahia será mais um novo mercado a ser explorado. Além da exposição de marcas, durante os quatro dias, o evento abrigará o 9º Campeonato Brasileiro de Barista – Etapa Bahia, com baristas do Estado competindo pelas vagas na competição nacional.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.