Dia Nacional do Café será comemorado neste domingo

Por: A Tribuna - Santos

De A Tribuna On-line



Para comemorar o ‘Dia Nacional do Café’, domingo o Museu do Café de Santos na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, terá uma programação especial com exibição de documentário sobre a história do produto e sua chegada ao Brasil, a partir das 10h, mostrando o crescimento desse mercado até os dias atuais. Depois, às 15h, será oferecida uma degustação gratuita de licores e cachaças derivados de café, ao som da música ao vivo de Cláudio Ricardo e Jaime Augusto.



O museu é um dos principais responsáveis pela preservação da história da bebida no país e possui uma cafeteria de qualidade, que tem fluxo diário de 600 pessoas, com venda de 450 xícaras por dia. Dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) apontam que ele é consumido por 97% da população brasileira e o consumo anual chega a 4,51 quilos de café torrado e moído por habitante, o que equivale a 76 litros por pessoa.


O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo e o segundo mercado consumidor, atrás dos Estados Unidos. A data homenageia o produto que foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico brasileiro, trazido pelo oficial português Francisco Melo Palheta, da Guiana Francesa para o Pará, em 1727. De lá se expandiu para o Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dia Nacional do Café será comemorado neste domingo

Por: Revista Fator

Comper se destaca, nacionalmente, entre os maiores revendedores de café torrado e moído em embalagem a vácuo puro


Brasília (DF) – O café, para algumas pessoas, é mais do que uma bebida. É um motivo para encontro, conversa, relaxamento, destress… Quase um vício, para outros. No Brasil, então, onde se produz um dos melhores cafés do mundo, o produto é extremamente apreciado. Prova disso é que foi instituído, em 2005, uma data específica (dia 24 de maio) para comemorar e promover o café, que passou a fazer parte, inclusive, do Calendário Brasileiro de Eventos.


Na rede de supermercados Comper, a variedade é imensa. Há mais de dez marcas disponíveis para o consumidor. Do tradicional ao descafeínado e orgânico, passando pelos cappucinos simples e com sabores.


Ano passado, a rede teve destaque no ranking dos varejistas revendedores de café torrado e moído em embalagem a vácuo puro do Brasil. Pelo levantamento da AC Nielsen, o Comper liderou, e continua na liderança, nos estados em que atua, as vendas do produto.


“Parte dessa conquista veio por meio do investimento em degustação das marcas de café mais expressivas do mercado nas lojas Comper e CompreFort espalhadas pelo Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina”, comenta o gerente regional do Comper, Albanes Thiago.


O café no Brasil – O café chegou ao Brasil em 1727, trazido pelo oficial português Francisco Melo Palheta, da Guiana Francesa para o Pará. Desde então, a sua comercialização movimentou o país, tornando um dos principais produtos da economia brasileira. O produto também sempre foi fonte de inspiração para artistas consagrados como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Os produtores de café ainda patrocinaram grandes eventos brasileiros, como a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, que mudou radicalmente o mundo artístico e cultural brasileiro.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.