Cooxupé espera receber 7 milhões de sacas de café em 2024

Se confirmado, o aumento será de 7,7%, adicional de 500 mil sacas comparado ao ano passado

21 de março de 2024 | Sem comentários Cooperativas Exportação

Por Carolinne Souza

A Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) divulgou nesta quinta-feira (21), durante a 23ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), que espera receber 7 milhões de sacas de café em 2024. Se confirmado, o aumento será de 7,7%, adicional de 500 mil sacas, comparado ao ano passado. Em relação à safra de 2023, a cooperativa afirma que 82% do total já foi comercializado.

Durante coletiva de imprensa, o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, reforçou que o café, quando comparado a outras commodities, está em um momento privilegiado.

“O café de US$ 200 paga a conta. Daqui 30 dias começa a safra, a colheita do café. Nós sabemos, por exemplo, que o produtor de soja tomou decisão errada e agora está pagando a conta“, pontua Osvaldo.

Após anos de problemas climáticos, como, seca e geada, a expectativa é que a produção nacional cresça pelo terceiro ano consecutivo.

O gerente comercial da Cooxupé, Luís Fernando Reis, comentou que a volatilidade dos preços deve continuar, porém, com mais oportunidade de negócios para o Brasil, devido aos problemas que o Vietnã tem enfrentado, o que abre espaço para o nosso robusta.

A perspectiva é de que os volumes de embarque tenham aumento, como aconteceu no primeiro trimestre desse ano, comparado ao do ano anterior. Apesar disso, os fatores externos como, fretes marítimos mais caros, atrasos de navios, e as guerras na Ucrânia, em Israel e no Oriente Médio, interferem diretamente nas exportações.

Em janeiro desse ano, os atrasos de navio chegaram a 85% no porto de Santos. Luís reforça que se não fosse esse percentual o Brasil teria exportado ainda mais.

“Tivemos problema logístico muito sério na safra passada, com indisponibilidade de contêineres e encarecimento dos fretes marítimos. Este ano, temos problema com atrasos de navios. O cliente fica chateado, o café fica parado e isso gera custos”, afirmou o gerente comercial da Cooxupé.

A Femagri segue até amanhã, sexta-feira, 22, das 08h às 18h, com a possibilidade de superar o público presente e os valores de negócios fechados dos anos anteriores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.