COLÔMBIA ESTIMA PRODUÇÃO DE 17 MILHÕES DE SACAS EM 2014

Por: Blog do Café

25/03/2009


A Federacafé (Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia) projetou que, graças ao plano de renovação do parque cafeeiro, o país sulamericano poderá colher 17 milhões de sacas de 60 kg no ano de 2014. “Devido ao número de hectares plantados, calcula-se que a produção possa acompanhar o crescimento da demanda pelo café colombiano”, explicou a entidade em nota emitida à imprensa.


O programa de renovação dos cafezais integra o Acordo Cafeeiro 2008/2001, firmado entre a Federação e Governo da Colômbia, e conta com a garantia de US$ 700 milhões para a substituição dos pés de café mais velhos. “A intenção é melhorar a produtividade e a sustentabilidade das lavouras cafeeiras, as quais, este ano, vêm sofrendo com fortes chuvas, o que gerou uma quebra na produção”, explicou Gabriel Silva Luján, presidente da Federacafé, em entrevista a agências internacionais.


De acordo com ele, as negociações para o revigoramento do parque cafeeiro colombiano tiveram início em 2007, quando foi notado que, se não fossem adotadas medidas desse porte, a Colômbia perderia sua participação no mercado mundial, sofrendo uma redução produtiva que poderia encolher a safra anual para 8 milhões de sacas.


Nos últimos três anos, antes mesmo de firmado o acordo, algumas lavouras já vinham sendo renovadas. Assim, conforme dados da Federação, 210 mil hectares já foram renovados no último triênio, volume que representa 25% da área destinada à cafeicultura no país.


A Colômbia, atualmente, é o terceiro maior produtor mundial do aromático — atrás de Brasil e Vietnã — e deve colher cerca de 11 milhões de sacas em 2009.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.