Coca-Cola comemora 50 Anos de inovação no Japão

29 de junho de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 29/06/2007 11:06:20 - Revista Fator Brasil

Tóquio – A Coca-Cola Company comemora nesta semana seu 50o. aniversário no Japão, um mercado fundamental que contribuiu significativamente para o sucesso global da Companhia no último meio século.


Em junho de 1957, a Coca-Cola foi lançada para os consumidores japoneses e nos últimos 50 anos a Companhia e suas parceiras de engarrafamento conduziram a indústria de bebidas não-alcoólicas no Japão com inovações e forte execução no mercado.


“O crescimento da Coca-Cola Japão – e seu reconhecimento como cidadã corporativa japonesa, enraizada no mercado local – é o resultado de gerações sucessivas de excelente liderança gerencial, dedicação dos funcionários e esforços incansáveis das parceiras de engarrafamento e afiliadas”, disse Neville Isdell, presidente da diretoria e diretor executivo da The Coca-Cola Company.


“Em todas as regiões geográficas ao redor do mundo, nós somos inspirados e fortificados pela liderança e inovações que esperamos na última metade de século da Coca-Cola Japão”, disse Muhtar Kent, presidente e diretor de operações da The Coca-Cola Company. “O Japão é absolutamente fundamental para o crescimento futuro de nossos sistemas. Não apenas por causa do grande crescimento desse mercado, mas também em razão do fluxo constante de liderança e inovação que surge dessa grande nação.”


Durante a última metade de século, o sistema da Coca-Cola no Japão foi pioneiro de várias inovações na indústria de bebidas – desde novos produtos a tecnologia de máquinas de vendas avançadas – atuando como um modelo para as operações da Coca-Cola ao redor do mundo.


Portfólio, marketing e publicidade premiada – Com um portfólio de bebidas de mais de 60 marcas, consistindo de mais de 200 produtos de bebidas com e sem gás, a Companhia é líder em bebidas não-alcoólicas no Japão e tem um longo histórico de inovação de produtos.


A Coca-Cola, a marca mais valiosa do mundo, Diet Coke, Fanta e Sprite são há muito tempo as favoritas dos consumidores japoneses. E neste mês, a Companhia lançou outra inovação em bebidas com gás – a Coca-Cola Zero, uma cola de ótimo sabor com zero em calorias – para o mercado do Japão. Os principais clientes, incluindo McDonalds, estão ajudando a provar mais de 5 milhões de embalagens em junho.


Isso segue o lançamento bem-sucedido da “Coke Side of Life”, que de acordo com a pesquisa mensal de consumidor da CM Databank é a campanha publicitária mais popular do Japão. Isso marca o segundo ano consecutivo em que a Coca-Cola Japão recebeu esse prêmio.


Baseando-se em seu principal negócio de bebidas com gás, a Companhia começou a expandir suas ofertas para incluir uma ampla variedade de bebidas sem gás. Em 1975 a Companhia reconheceu o potencial do café pronto para beber e lançou o Georgia Coffee, o café pronto para beber número um do Japão. Com 17 sabores, o Georgia Coffee é líder reconhecido nessa principal categoria. Complementando a plataforma do Georgia Coffee, a Companhia lançou no início deste ano o Patissiolle, um novo produto de café resfriado em uma embalagem de alumínio proprietária.


Em 1983, a Companhia lançou o Aquarius que se tornou o drinque esportivo número um da nação. Nos anos 90 o chá pronto para beber Sokenbicha foi lançado e é agora líder da categoria no Japão.


Inovação em vendas – A Companhia e suas parceiras de engarrafamento vêm liderando há muito tempo em inovação em máquinas de vendas. A Companhia lançou máquinas de vendas de produtos quentes e frios, opções de pagamentos sem dinheiro vivo e sistemas de vendas em rede. Atualmente a Coca-Cola tem mais de um milhão de máquinas de vendas de seus produtos com meios convenientes, divertidos e interativos para os consumidores japoneses.


Liderança em franquia – Os 50 anos de sucesso da The Coca-Cola Company no Japão reflete a força do relacionamento com suas 12 parceiras de engarrafamento que são reconhecidas por suas capacidades avançadas de desenvolvimento e execução de mercado.


Durante anos o sistema da Coca-Cola tomou medidas significantes para aumentar a eficiência e investir no negócio, incluindo a consolidação da Coca-Cola West Japan, Kinki CCBC e Mikasa CCBC, e a formação da cadeia nacional de suprimentos (Coca-Cola National Beverages) e companhias de clientes (Coca-Cola Customer Marketing Company).


Refletindo a importância da parceria de engarrafamento e a significância do mercado japonês, a Companhia anunciou nesta data que está fazendo um investimento estratégico na Tokyo Coca-Cola Bottling Company e adquirindo uma participação de 34% na engarrafadora através da compra de ações recém-emitidas. Essa transação representa o empenho de ambas as companhias para efetivamente criar um relacionamento estreito e mutuamente forte e aproveitar as oportunidades de crescimento no importante mercado de Tóquio.


Liderança comercial – O sistema da Coca-Cola no Japão também enfocou a inovação diretamente com seus clientes, resultando na formação de um novo modelo de negócios. Em janeiro, a Companhia e suas parceiras de engarrafamento no Japão estabeleceram conjuntamente a Coca-Cola Customer Marketing Company (CCCMC) e começaram a desenvolver novas iniciativas específicas para clientes. A CCCMC serve como ponto de contato para importantes varejistas como as lojas de conveniências e as cadeias de supermercados do país, com relação a relacionamentos de negócios, promoções de vendas e atividades de comercialização.


Responsabilidade corporativa – A Companhia e suas parceiras de engarrafamento, operando como empresas locais em comunidades locais no Japão, reconhecem que o sistema da Coca-Cola tem sucesso em comunidades que progridem.


Desde 1970 a Japan Coca-Cola Bottlers Scholarship Foundation concede bolsas em faculdades todos os anos para estudantes em condições econômicas inferiores com registros acadêmicos excelentes.


Nos anos 70, o sistema da Coca-Cola no Japão levou ao lançamento da Keep Japan Beautiful (Mantenha o Japão Bonito), uma campanha para promover a proteção ambiental. Por mais de 40 anos o sistema da Coca-Cola tem patrocinado a H.I.H. Takamado Trophy, All Japan Junior-High-School Student English Oratorical Contest.


Desde então, o sistema da Coca-Cola no Japão assumiu um papel de liderança na educação ambiental. As atividades incluem o programa de premiação da Coca-Cola Environment Education Foundation, o programa Coca-Cola Ecology School e o projeto comunitário Keep Our Town Beautiful.


No exemplo mais recente do compromisso comunitário do sistema da Coca-Cola, a Companhia e suas parceiras de engarrafamento anunciaram o estabelecimento da Coca-Cola Educational and Environmental Foundation. As principais atividades da Foundation incluem o apoio para a educação de jovens nas áreas de ambiente, educação e esportes e o apoio e reconhecimento de atividades para a geração jovem nas áreas de conservação ambiental e intercâmbio internacional.


Como apoio, a The Coca-Cola Foundation em Atlanta contribuiu com um adicional de Yen 1 bilhão (US$ 8,6 milhões) para ajudar a financiar e expandir os esforços comunitários no Japão para os próximos cinco anos.


“Eu felicito nossas parceiras de engarrafamento e todos os nossos associados, cuja incansável dedicação, capacidades de nível mundial e inflexível busca de excelência criaram o sistema bem-sucedido que temos hoje”, disse Dan Sayre, presidente da Coca-Cola Japan Company. “Espero continuar e acelerar esse legado de inovação e criar novos valores para os nossos consumidores, clientes e todos os interessados nos próximos 50 anos e além.”|

Por: AE/Business Wire Latin America.
 

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