Uma pesquisa realizada pela consultoria Mintel mostra que os consumidores dizem querer opções saudáveis de alimentação em redes de fast food, mas geralmente optam por lanches calóricos e gordos quando não comem em casa.
Segundo o levantamento, ao comer fora, apenas um em cada cinco consumidores se preocupa se o alimento faz bem ao organismo. Cerca de 77% dizem que o sabor é fundamental e 44% afirmam ser imprescindível que a refeição seja farta o suficiente para acabar com a fome. Embora 75% dos entrevistados gostariam de ter a chance de optar por pratos que fazem bem à saúde, só 51% escolhem, de fato, esse tipo de refeição.
Nos últimos anos, o McDonalds passou a oferecer saladas e sanduíches de frango grelhado. A estratégia ganhou a simpatia feminina. Entretanto, o Big Mac ainda é o item mais vendido do cardápio. Há também a crença que a comida light é mais cara. Ao todo, 54% dos entrevistados pela Mintel evitam pratos saudáveis por acreditar que pagariam mais por eles. Outra questão é que é preciso criar pratos capazes de atrair o paladar dos clientes.