Bayer CropScience inova e testa tampas recicladas

Empresa é uma das pioneiras a implantar tecnologia que permite a reciclagem das tampas de embalagens plásticas dentro do projeto Recicap

3 de novembro de 2005 | Sem comentários Comércio Empresas


A Bayer CropScience, líder no mercado de defensivos agrícolas, acaba de implantar  um trabalho diferenciado de reciclagem de tampas plásticas de produtos fitossanitários. Com participação ativa no projeto Recicap, a empresa colabora para solucionar um problema do setor: o grande volume de tampas que são entregues pelos produtores rurais de todo o Brasil e que até então só podiam ser incineradas. O Recicap foi desenvolvido pela Garboni, fabricante de moldes e tampas plásticas, e pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, em parceria com a Bayer CropScience e outras empresas do setor químico.


 


O projeto viabiliza o reaproveitamento do material plástico, com tecnologia desenvolvida para separar as tampas dos lacres de alumínio das embalagens de defensivos agrícolas. As tampas recolhidas passam pelo processo de reciclagem (tríplice lavagem, moagem e nova lavagem), resultando em matéria-prima que será utilizada na fabricação de novas tampas, compostas por 40% de material reciclado e 60% de polipropileno virgem.


 


A Bayer CropScience iniciou, em setembro, o trabalho com lotes-piloto de tampas Recicap que já estão sendo utilizadas em duas linhas de produtos a base de água. A empresa participou ativamente dos processos que viabilizaram o Recicap, a partir de testes desenvolvidos nos laboratórios da Bayer CropScience, assim como sugestões de simbologia na tampa reciclada, definição de dosagem do material reciclado, entre outros. Todas essas ações comprovaram a qualidade da tampa reciclada e a empresa pretende, em 2006, implantar o projeto em todos os produtos que compõem seu portfólio.


 


Tanto o desenvolvimento das tampas quanto a utilização do material reciclável, demonstram o cuidado que a Bayer Cropscience tem com a questão da destinação final e correta de embalagens vazias dos produtos que fabrica. Além disso, o projeto Recicap está ligado aos valores prezados por toda a empresa, como o respeito pelo ser humano, pela natureza e a sustentabilidade das ações.


 


Recomendado pelo inpEV, responsável pela destinação final das embalagens vazias e de tampas de produtos fitossanitários devolvidos pelos produtores rurais, o projeto Recicap foi aprovado em avaliações químicas realizadas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp) e pelo Instituto Adolfo Lutz.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.