Atraso nas chuvas deve atrapalhar colheita de café em Uganda

17/04/2009 – As chuvas nas regiões central e oriental de Uganda, que são produtoras de café, começaram atrasadas neste ano, o que poderá atrasar a colheita da safra de 2009/10 (outubro-setembro), disse o presidente de comercialização e produção da entidade que representa os cafeicultores do país, Nucafe, David Muwonge.


Ele disse que a principal estação chuvosa, esperada para março, foi adiada para abril, com um efeito negativo nos cafezais. “A safra de 2009/10 deverá atrasar um mês. A produção também será afetada”. Muwonge disse que o atraso também prejudica a colheita média nas regiões central e oriental, o que deverá reduzir a safra de 2008/09.


Na semana passada, a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA) revisou os dados de produção da safra de 2008/09 para 3,3 milhões de sacas de 60 quilos, menos que a previsão anterior, de 3,5 milhões de sacas, por causa da seca.


De acordo com Muwonge, a colheita nas regiões ocidental e sul estão sendo prejudicadas por uma estação chuvosa atípica, que está prejudicando as atividades comerciais. A região produz 45% do café produzido pelo país. As regiões oriental e norte produzem 55% do café de Uganda. A região oriental produz café arábica e a central, robusta.


A Uganda é o maior produtor de café robusta da África. O país exporta 98% de sua colheita na forma de grãos, principalmente para Europa e Estados Unidos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.