ARTIGO – Desaquecimento…

28 de abril de 2009 | Sem comentários Mais Café Opinião

O aquecimento global e as adversidades climáticas produzem efeitos muito menos devastadores do que se observa há tempos na economia cafeeira, através do desaquecimento de idéias e proposições. A inércia intelectual extrapolou os limites do aceitável e tornou-se inaceitável.


A cada dia, a cada conversa, mais me conscientizo de que o que falta é capital intelectual. Possivelmente, devido a dependência do pseudo paternalismo governamental a que estão acostumados a inércia total se faz presente e relutante por soluções. Está mais enraizada do que seus cafeeiros.


Quando se apresentam proposições solucionadoras, ao contrário do que deveria ser, todos se calam como quem diz, lá vem aquele com idéias de solução, enquanto o que desejamos é “encostar no barranco” e esperar coisa melhor.


Quando estas surgem por vias reais e precisas, tal qual alguma proposta de aquisição do produto café com prêmios sobre o valor praticado, olhem lá vem aquele nos incomodar com propostas de solução via preços dignos e isto não queremos, pois vai nos dar trabalho para levar o produto até o porto.


Quando oferta-se fertilizantes em qualidade e quantidade asseguradas e a preços inacreditavelmente menores que os praticados, olha lá vem aquele com propostas de preços baixos e que nos dará trabalho para buscar o produto no porto.


Vamos marchar novamente, quem sabe assim chove adubo! Quem sabe nem precisaremos espalhar, se cair nas lavouras! Se der certo, marchamos novamente para chover dinheiro…


Enfim, pergunto, o que os cafeicultores desejam além de prorrogar dívidas?


Desejam preços remuneradores para o produto café? Desejam preços baixos para os fertilizantes?


Se a resposta for afirmativa, então tem algo de muito estranho nisto. Ou será que não desejam nada disto e sim desejam obter tudo gratuitamente ou sem esforço algum, tal como chover dinheiro, perdão total de dívidas, etc?


O que eu acho não interessa, mas gostaria de saber o que os cafeicultores acham e desejam.


Resolver os problemas das dívidas, certamente é necessário; receber dinheiro novo, todos desejam, mas o governo tem tantos e tantos problemas cruciais e outros nem tantos, que se sobrar serão migalhas para a grande maioria e isto pensando com muito otimismo.


Não acham que precisam de soluções reais ao invés de ficar nesta de pedir eternamente por esmolas e se contentarem com as migalhas? Não acham que precisam dar um basta nisto tudo e regatarem a condição de produtores? Da forma que está apenas produzem ilusões e choradeiras, enquanto seu produto enriquece a todos que dele se utilizam da porteira para fora. Estarei errado? Se estiver, apontem e comprovem onde está meu erro e me calarei com desculpas! Se acreditam estar exagerando, me questionem e se eu não comprovar, me calo com desculpas.


Nossos parceiros internacionais, neste momento, estão buscando novamente alternativas para os fertilizantes e estamos a dizer-lhes que o mercado brasileiro é promissor, mas pergunto, desejam preços, qualidade, quantidade e confiabilidade, ou preferem, como sempre, ser dependentes, quando não é do governo o é de oligopólios?


Será que existe alguém para responder, ou só existe para chorar e marchar?


A cafeicultura possui soluções de efeito rápido, como também as possui de efeito retardado, como também não as possui a continuar este modelo. Isto é certo, sendo assim, qual opção desejam? Ou será que não desejam nenhuma e preferem ficar encostados no barranco? Apenas os senhores e mais ninguém poderá dar as respostas a isto. Tenho minhas dúvidas, mas estas não interessam, o que importa é o que desejam!


Preferem que o governo lhes diga o que fazer? Preferem, que o mercado continue se alimentando dos lucros que deveriam também ser seus, mas não os vêem? Preferem ficar calados acreditando que isto irá gerar algum filme tal como o “Silêncio dos Inocentes”, onde quase todos morrem no fim?


Tenho raízes nesta atividade, tão forte que me impedem de calar e acho tudo isto um absurdo inexplicável. Não é possível que sejam tão mansos e acomodados assim. Isto não é postura de quem produz, mas sim de perdedores natos!


E então, fica tudo como está ou se dignam a alguma postura por soluções?


 


José Eduardo Reis Leão Teixeira

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.