APEX – O Brasil busca mercados

12 de outubro de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Jornal de Brasilia

ECONOMIA
12/10/2009 
 

Na feira alemã de Anuga, os produtos premium ganham destaque nos negócios 
 
Dentro do mercado mundial de alimentos, o segmento que apresenta maior potencial de crescimento é o dos produtos chamados de “premium”. E é dentro dessa categoria que o presidente da Agência de Promoção das Exportações (Apex), Alessandro Teixeira, pretende dar maior ênfase na promoção dos produtos brasileiros.


“Existe a categoria de commodities, que representa volume e é um mercado importante. Agora, dentro dos alimentos em geral, o Brasil tem um grande espaço para crescer no segmento de alto valor agregado e é onde pretendemos atuar mais”, informou Teixeira.


Na promoção dos produtos brasileiros no exterior, a Apex destinou no ano passado R$ 280 milhões, valor que deve fechar 2009 próximo de R$ 400 milhões. Para Teixeira, o Brasil precisa ser mais agressivo na promoção de seus produtos, especialmente de alimentos, setor que notadamente o País é um dos mais reconhecidos do mundo.


“Temos de ter o cuidado, no entanto, de conseguir entregar aquilo que prometemos”, declarou ontem o presidente da agência, durante uma coletiva com a imprensa internacional na feira de Anuga, na Alemanha, um dos maiores eventos de alimentos e bebida do mundo. Sobre a capacidade de o Brasil ser um dos principais fornecedores de alimentos do mundo, Alessandro Teixeira declarou que serão necessários outros players no mundo para atender a taxa de crescimento da população mundial.


Ele estima que nos próximos 20 anos a população deve crescer a uma taxa anual próxima de 1%. “O Brasil está preparado para atender as novas demandas por alimentos, inclusive do ponto de vista tecnológico e que podem trazer novos tipos de protecionismo no futuro. Dentro desse crescimento, está o processo de urbanização da China. Apesar da crise, o gigante asiático e país mais populoso do planeta continua crescendo a taxas superiores às da média mundial e um número cada vez maior de pessoas estão deixando as zonas rurais e migrando para as áreas urbanas. “Esse é um dos motivos que tornam a China um dos mercados prioritários para atuação brasileira no que se refere à promoção de nossos produtos”, afirmou.


ALTA PARTICIPAÇÃO

A Apex levou cerca de 120 empresas a Anuga — uma das mais importantes feiras de alimentos do mundo — que acontece em Colônia, até quarta-feira. As empresas estão distribuídas por 2,2 mil metros quadrados, a maior área já ocupada pelos brasileiros nessa feira, que, em 2007, recebeu 163 mil visitantes de 174 países.


Produtos como frutas, castanhas, lácteos, vinhos finos, cachaça, doces, chocolates, balas e biscoitos, carnes, cafés especiais e orgânicos são apresentados pelo Brasil aos importadores que visitarem a feira.


A participação nacional é pautada pela diversidade de produtos para atrair os compradores internacionais, uma vez que o País é o maior exportador mundial de café, carne bovina e de aves, sucos, açúcar, segundo maior exportador de soja e tem o maior rebanho bovino comercial do mundo.


A Apexl fez um Estudo de Oportunidades para identificar potenciais mercados-alvo para as empresas brasileiras. Analisou dez grupos de produtos e as oportunidades em até 16 países para cada um deles.

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