AGF – Produtores de conillon capixabas querem inclusão do conillon nas compras do governo

28 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

O conillon ficou de fora

Produtores capixabas querem inclusão do conillon nas compras do governo


A decisão do governo federal de não incluir o café conilon nas compras para a recomposição dos estoques públicos, com a finalidade de sustentação dos preços, surpreendeu o segmento da cafeicultura capixaba. O governo vai comprar 10 milhões de sacas, incluídos os 3 milhões referentes à opção de venda que os produtores já fizeram.


Na tentativa de reverter o quadro, o secretário estadual de Agricultura, Ricardo Santos, encaminhou ofício ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pedindo que o governo destine ao Espírito Santo cotas equivalentes a 25% do total das aquisições federais, com abertura também das operações para o café conilon capixaba.


Na avaliação de Santos, a decisão de não incluir o conilon nas compras para a recomposição dos estoques é uma atitude discriminatória contra a variedade de café. “Essa é uma reivindicação antiga dos cafeicultores capixabas, fundamentada no elevado grau de substitubilidade, entre os arábicos e o conilon no processo industrial, com a crescente melhoria de qualidade deste último”, destacou o secretário.


Ele lembrou que para o Espírito Santo, com safra equivalente a 25% da produção nacional, o conilon representa, em termos médios, 74% da produção estadual. “São cerca de 78 mil famílias, em mais de 35 mil propriedades que cultivam este café em pequenas áreas e no regime de produção familiar”, lembrou. Com informações de A Gazeta.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.