Cafezais atingidos por granizo em Botelhos só voltam a produzir em 2 anos

Por: Antônio Sérgio / News Cafeicultura


A chuva de granizo que atingiu no último sábado (27/06/09) as 19hs a cidade de Botelhos no sul de minas e durou apenas 20 minutos mas trouxe conseqüências que vão durar mais de 2 anos, aos cafeicultores que tiveram lavouras atingidas pelas pedras de granizo. De acordo com informações da filial da Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), no município, as primeiras estimativas indicam que 300 hectares, de uma área de aproximadamente 12 mil hectares de café, tenham sido atingidos.


O telhado de um dos armazéns de Cooxupé na cidade cedeu e o café estocado foi atingido Produtor Claudio de Botelhos Sul de Minas - Entrevista para Rede Globo sobre a Chuva de Granizopela chuva. Nas lavouras atingidas a ação das pedras, foi devastadora, o produtor Claudio perdeu cerca de 50 mil pés de café, com a perda de ramos e grãos, a solução é arrancar a lavoura, relata o produtor. Como a chuva foi muito forte além de ter molhado todinho o café o gelo que caiu em cima do café no terreiro fermentou tudo, e este café perdeu bebida este não tem jeito mais, lamenta Claudio. “Estamos terminando a avaliação, mas tudo indica que parte das lavouras onde houve incidência das chuvas terá que ser recepada ou replantada”, afirmou o agrônomo da filial da Cooxupé, Antônio Francisco da Costa Coutinho. A grande dificuldade é que em caso de poda ou replantio, as plantas só voltam a produzir dentro de dois ou três anos.


A chuva caiu no auge da colheita do café, as lavouras ainda estavam carregadas de café e tiveram prejuízos em função das rajadas de vento que derrubaram o café que ainda estava nos galhos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater local, José Luiz Ansani, a área afetada não é tão grande, porém, os estragos foram marcantes. “Derrubou todo o café que estava em ponto de colheita e ainda estragou lavouras mais novas e as que foram podadas e estavam em tempo de brota. Esse café que foi arrancado dos galhos e caiu no chão vai tornar agora o processo de colheita mais caro e muito mais trabalhoso. O café precisará ser varrido do chão e peneirado. A colheita renderá menos e ficará muito mais cara para o produtor”, ressalta. Com informações de agências nacionais.


Fotos reproduzidas da reportagem da Rede Globo.


Café atingido por granizo em Botelhos

Lavoura de café atingida por granizo

Ganho de café atingido por granizo

Troco do café atingido por granizo em Botelhos

Terreiro de café em Botelhos, atingido por chuva de granizo

Café atingido por granizo




 



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.