CAFETERIA – Frio já muda os cardápios e promete lucro

30 de junho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 30/06/2009 07:06:29 - Hoje em Dia

RENATO FONSECA
REPÓRTER


Com uma taça de champanhe na mão, o barista coloca, cuidadosamente, generosos pedaços de morango no fundo do recipiente. Enquanto a fruta é prensada, uma grossa camada de leite condensado é despejada, selando a próxima mistura, à base de café expresso e chocolate amargo. Para finalizar, uma camada de creme e um morango selecionado para decorar. Pronto, o drinque já pode ser apreciado.


A bebida, de nome café Fondue – que sai por R$ 7,90 no café Bistrô Santa Sophia, em Lourdes -, é apenas uma das inúmeras opções que o belo-horizontino tem para aquecer o paladar, durante o inverno. Com a mudança da estação, não é só o guarda-roupa que fica diferente. Cafeterias, bares, restaurantes e até sorveterias abusam da criatividade na criação de sugestões diferentes e tentadoras, a fim de garantir a clientela.



Conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), bebidas e pratos quentes têm espaço garantido nos cardápios. A demanda aumenta aproximadamente 20%, entre junho e agosto. Para atender ao público, 40% dos estabelecimentos da capital mineira apostam no incremento do menu. “O café já faz parte do cotidiano dos mineiros, mas, nesta época, estamos a todo o vapor, e é sempre importante inovar”, confirma a proprietária do Santa Sophia, Magda Leite, que ainda garantiu que nos próximos dias uma nova receita de café expresso será lançada especialmente para o inverno.


 
Como as cafeterias “a todo o vapor”, estabelecimentos da capital que trabalham com a venda de cafés e cartas elaboradas, também saem lucrando. A queda da temperatura é comemorada pela Villa café – marca mineira de café gourmet expresso em grãos e sachê. De acordo com o diretor comercial Rafael Duarte, a empresa já registra, em junho – na comparação com o mês anterior -, um incremento de mais de 20% nas vendas direcionadas para cafeterias e restaurantes e espera dobrar esse crescimento. O Villa café trabalha com grãos 100% arábica e está presente em mil pontos de venda no Estado.



Nas noites de frio, nada mais aconchegante que se deliciar com caldos quentes, capazes de dar água na boca. O já tradicional festival de caldos do restaurante Emporium, no Bairro Mangabeiras, oferece este ano 15 variedades, com preço bastante acessível: R$ 4,90 cada. A novidade é o “João Diniz”, que leva milho verde, abobrinha e frango desfiado. Confiante, o proprietário, Roberto Pessoa, acredita em um faturamento 25% maior do que no ano passado. “Temos vendido mais de 900 caldos por noite e contamos com mais de 30 mesas na fila de espera”, contou.



Famoso pelo rodízio de carnes, a churrascaria Porcão também teve que se adequar à nova estação. Entre as opções para espantar o frio, caldo de feijão, filés de peixe com molhos quentes, risotos e sobremesas flambadas. Segundo a gerente de gastronomia da rede, Adrianne Balassiano, o que mais tem chamado a atenção dos clientes são os risotos, que estão em segundo lugar na preferência.



E por que não sorvete em época de frio? Cinco sobremesas especiais são oferecidas pela Alessa Gelato e Caffè. A sorveteria italiana acrescentou em seu cardápio pratos quentes, que mesclam os sabores das festas juninas e a cremosidade dos sorvetes. Entre as delícias, o “Um tantão” – sorvete de queijo minas, com uma fatia de goiabada flambada e calda de quentão. A iguaria custa R$ 17,80.
 

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