7º concurso Estadual de qualidade do Café de São Paulo

3 de dezembro de 2008 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

 
03/12/2008 04:12:09 – Jornal do Commercio Brasil – RJ



Com tradição de mais de um século em café, a Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama, ficou em primeiro lugar no 7º Concurso Estadual de Qualidade do café, que escolheu os melhores grãos da safra. O anúncio foi feito em evento no Museu do café, em Santos


O concurso é promovido pelo Sindicato da Indústria de café do Estado e Câmara Setorial do café, uma das 28 organizações que funciona na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.


O produtor, Homero Teixeira de Macedo Junior, participou na categoria Cereja Descascado e recebeu R$ 1.280 pela saca do produto. Já o primeiro colocado da categoria café Natural, Fernando Loureiro, de Torrinha, se destaca por produzir apenas em pouco mais de três hectares. A saca do café de Loureiro foi comprada por R$ 870.


“Isso mostra a preocupação com a qualidade do café paulista, independentemente se o produtor é de pequeno porte ou tradicional no ramo”, afirmou o secretário de Agricultura, João Sampaio, acrescentando que o evento ajuda a aprimorar a busca e o compromisso com a qualidade.


Segundo o secretário estadual de Agricultura, mais produtores se inscrevem no concurso a cada ano. Nesta edição, foram mais de mil.


As amostras participantes do concurso estadual foram campeãs das competições regionais promovidas por associações e cooperativas de produtores. No mês de outubro houve leilão dos dez melhores lotes, cujos grãos foram comprados por empresas torrefadoras. No início de novembro, foram apresentados os preços pagos num ranking final do concurso.


Entrega. A premiação será realizada em dezembro, com o lançamento da Edição Especial dos Melhores cafés de São Paulo, que se baseia nos grãos vencedores do Concurso Estadual. O café com embalagem especial ficará disposto em gôndolas de supermercados paulistas com o selo das marcas compradoras.


A comissão julgadora foi composta por representantes da BM&F, Instituto de Tecnologia dos Alimentos da Secretaria (Ital), Associação Brasileira da Indústria de café/Círculo do café de Qualidade (Abic/CCQ), Associação Comercial de Santos (ACS), Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé), Sindicato da Indústria de café do Estado e Associação Brasileira de cafés Especiais (BSCA).


Também será oferecido um prêmio Destaque de Sustentabilidade, para reconhecer a propriedade que mais se preocupa com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Os avaliadores farão auditoria nas propriedades e adotarão critérios técnicos de acordo com o Protocolo Socioambiental da Cafeicultura de São Paulo.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.