O Conselho Nacional do Café (CNC), órgão que reúne as principais cooperativas de café do País, definiu segunda-feira (14/05/07)), durante assembléia geral em São Paulo, que o novo presidente da entidade será o cafeicultor Gilson Ximenes.
A eleição teve chapa única e o nome de Ximenes foi escolhido de modo consensual. Ele substituirá Maurício Miarelli, em um mandato para o biênio 2007/08.
Conforme Ximenes, o novo Conselho Diretor do CNC será definido em futura reunião. O atual diretor-executivo, Silas Brasileiro, será mantido no cargo, por enquanto. Isso porque Brasileiro foi indicado para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura e deverá sair do CNC em breve.
Ximenes já foi presidente do CNC durante três gestões, de 1995 a 2001. Ele foi o primeiro diretor do Departamento Nacional do Café, durante a gestão do ministro da Indústria e Comércio, Andrade Vieira. Atualmente, é diretor da União Cooperativa Agropecuarista Sul de Minas (Unicoop), em Três Pontas (MG).
De volta à liderança do setor cooperativo cafeeiro, Ximenes diz que “o foco será a renda do produtor”. “Não adianta prorrogações de dívidas, se o cafeicultor não tiver renda”, acrescenta. Ele salienta que seu discurso pretende mostrar ao governo que a cafeicultura “distribui renda, gera emprego no campo, mas é vítima da política cambial sufocante”.