Você sabe identificar se um café possui impurezas?

Selos da Abic auxiliam na identificação

13 de março de 2023 | Sem comentários Consumo
Por: Carolinne Souza/ Revista Cafeicultura
Presente nos lares, no trabalho e em reuniões, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, isso demonstra como uma xícara de café faz parte do nosso dia a dia. 
Mas você já parou para pensar na pureza do café que você consome? Muitas marcas presentes nas prateleiras dos supermercados a fim de tornar o produto mais barato adicionam aos grãos inúmeras impurezas, como gravetos, folhas, palha, pedras e até mesmo grãos que apresentam mofo. 
Segundo especialistas, para disfarçar o gosto dessas impurezas os grãos passam por um processo de torra em excesso, o que pode queimar o grão e trazer um sabor amargo, fazendo com que o consumidor necessite adicionar açúcar a bebida.
Já o café especial, processado com grãos selecionados e sem impurezas trás um sabor doce, uma vez que o café se trata de uma fruta com doçura natural.  
Para reduzir a comercialização de cafés com tantas impurezas a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realiza 5 mil análises por ano, certificando a cada seis meses que aquele produto possui até 1% de impurezas. 
Por isso a dica para se consumir um café sem impurezas é evitar o café extra forte, além de verificar na embalagem do produto os selos de qualidade e pureza da Abic. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.