VÍDEO GLOBO RURAL – Agricultores de MG aprendem a melhorar as lavouras de café

Por: Globo Rural

Terça-feira, 22/09/2009
 
Empenhados em levar novas tecnologias para o campo, filhos de pequenos agricultores que plantam café na região do município de Patrocínio aprendem técnicas para melhorar a produtividade.




 


Empenhados em levar novas tecnologias para o campo, filhos de pequenos agricultores que plantam café em Patrocínio, Minas Gerais, aprendem como melhorar a produtividade da lavoura.


De olho no quadro e atentos às explicações do professor, garotos com idade entre 16 e 18 anos, são a nova geração da agricultura familiar do Brasil. E para aprimorar o trabalho no campo, fazem questão de aprender.


“Passando para os pais da gente, fazendo de maneira correta, do jeito que eles estão ensinando aqui, a gente vai ter uma maior produção, com menor custo, produzindo café com qualidade para o consumidor”, diz o estudante Sávio Jordi Pires.


O treinamento é parte do Programa de Qualificação para Cafeicultores do Cerrado (PQCC) e é desenvolvido em parceria entre a Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado (Fundaccer) e o Ministério da Agricultura. De setembro até janeiro do ano que vem, eles aprendem na teoria e na prática técnicas para melhorar a qualidade e a produtividade do café, além de noções de gestão e de comercialização do produto no mercado.


Segundo Rodrigo Ticle, agrônomo e instrutor do curso, o interesse do jovem revela a nova face da agricultura familiar do país. “Antes o pai falava: eu tenho essa experiência de tantos anos e vamos fazer desse jeito. Hoje não. Hoje eles vêm juntos, discutem, o filho tem voz ativa e em comum acordo eles definem o que é melhor para o ganho deles, para o ganho da família”, afirma.


O agricultor Cassildo dos Santos foi ao curso com o filho Rafael. Ele é um dos poucos participantes que tem mais idade e, sem cerimônia, revela que está frequentando as aulas por incentivo do filho.   “A gente às vezes acha que sabe tudo das coisas, mas sempre tem uma coisa nova pra aprender”, diz.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o município de Patrocínio cultiva 30 mil hectares de café e tem pouco mais de 500 produtores familiares.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.