Vendas da nova safra brasileira de café têm sido lentas, diz Safras

A consultoria estimou que as vendas de grãos arábica da nova safra estão em 14% contra 30% historicamente

14 de março de 2024 | Sem comentários Comércio Exportação

(Reuters) – Os cafeicultores brasileiros têm sido mais lentos do que o normal para fechar as vendas de café da nova safra 2024/2025, que começará a ser colhida em cerca de um mês, disse a consultoria Safras & Mercado em um relatório nesta quinta-feira.

Os agricultores do maior produtor e exportador de café do mundo venderam 11% da nova safra até 12 de março, segundo projeção da Safras, em comparação com a média histórica de 25% para esse período.

A consultoria estimou que as vendas de grãos arábica da nova safra estão em 14% contra 30% historicamente, enquanto as vendas de grãos robusta estão em apenas 6% em comparação com 15% em média para esse período.

O analista de café da Safras Gil Barabach disse que os altos preços do robusta levaram a uma compra mais lenta por parte da indústria cafeeira local, que está se movimentando para reduzir a quantidade de robusta usada na mistura com o café arábica.

Ele também afirmou que a diferença muito pequena entre os preços correntes no mercado físico e os valores oferecidos para entrega futura fazem com que os cafeicultores prefiram esperar pra fechar vendas.

A consultoria disse que outro motivo para a lentidão nas vendas é a expectativa do fim do padrão climático El Niño, que poderia significar um inverno mais rigoroso no Brasil em meados de 2024.

(Por Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.