Usda eleva estimatica da safra 2007/2008

Por: Agência Safras

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório semestral de avaliação da cafeicultura brasileira. De acordo com pesquisa do adido agrícola no Brasil, a produção de café 2007/08, cuja colheita foi recém concluída, deverá atingir 37,6 milhões de sacas de 60 quilos, avanço de 4% em relação à última estimativa do Departamento.


De acordo com o adido agrícola do USDA, apesar da produtividade abaixo da esperada no sul e centro-oeste de Minas Gerais e São Paulo, “informações atualizadas de fontes oficiais e da indústria indicam uma produção maior em estados como o Espírito Santo, por conta do maior investimento em tratos culturais, renovação dos cafezais e maior aplicação de irrigação”, explica o adido.


A produção brasileira do café robusta está indicada em 11,3 milhões de sacas, crescimento de 750 mil sacas sobre a estimativa anterior, e a de arábica em 26,3 milhões de sacas, elevação de 650 mil sacas. O adido comenta que ainda não existe uma projeção oficial para a produção do ano que vem, uma vez que a florada ainda está em andamento, mas “a safra será significativamente maior, pois o ciclo do arábica estará no ano de alta produção e os cafeicultores investiram pesado nas lavouras”


O USDA está estimando que o consumo interno de café no Brasil atinja 17,42 milhões de sacas em 2007/08, com exportações de 24 milhões de sacas. A estimativa para as exportações foi mantida, mas o volume representará um recuo de 18% na comparação com os embarques de 2006/07, que totalizaram 29,26 milhões de sacas, por conta da menor disponibilidade. Os estoques finais de café do Brasil 2007/08 estão estimados em aproximadamente 4,4 milhões de sacas, recuo de 3,8 milhões de sacas ante o ano passado, o que vai configurar o menor nível dos últimos 50 anos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.