Uganda planeja melhorar qualidade do café robusta

Por: Café e Mercado

26/08/2009 – A Uganda está visando melhorar a qualidade de seu café robusta de forma que possa penetrar nos mercados de cafés especiais e aumentar a receita com o produto, informou a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país (UCDA, da sigla em inglês) nesta segunda-feira.


A Uganda quer melhorar seu café robusta através de processamento para que possa cumprir os padrões internacionais de qualidade, disse a UCDA. “Isso diferenciará imediatamente o café robusta da Uganda dos cafés robusta de baixa qualidade produzido em outros países e permitirá que os exportadores de robusta busquem esses nichos de mercado que pagam preços prêmios para os cafés robusta bem preparados”, informou a UCDA.


O Coffee Quality Institute está em processo de compilar parâmetros para padronizar as classificações dos robustas. De acordo com a UCDA, se a Uganda puder transformar metade de seu café robusta em variedades lavadas, seu preço de exportação ficará no mesmo nível dos preços médios de exportação do café arábica.


“Esse ganho potencial é possível com um padrão internacional definindo qualidade para cafés robusta. Uma vez que um padrão for estabelecido, o processo para o aumento de competitividade dos produtores de café robusta de Uganda será muito similar ao processo que agora está estabelecido para trazer o Q Coffee System aos produtores de café arábica do país”.


A reportagem é do Dow Jones Newswires, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.