Acompanhamos a crise mundial e as dificuldades de empresas, gigantes e aparentemente indestrutíveis. O clima de insegurança predomina entre empresários e consumidores e, no mercado do café, não é diferente. Sofremos com novos competidores, como sucos e refrigerantes, com a concentração das indústrias e a pressão do varejo. Mas lamentar não é a saída.
Crise deve ser sinônimo de oportunidade, e os obstáculos devem funcionar como degraus para o crescimento. É hora de focar na qualidade do produto, do serviço, atendimento e oferecer itens diferenciados, que atendam amplamente às expectativas do consumidor e assegurem a manutenção de um negócio saudável. É preciso abrir os olhos para enxergar a segmentação que o próprio mercado criou e buscar diferenciais, não o preço predatório.
A busca da rentabilidade sustentável deve considerar que estamos em um mundo que exige responsabilidade empresarial, comprometimento com o meio ambiente, com a sociedade, com os pilares da sustentabilidade. Então vamos lá, aproveite o momento e mude, reinvente, ajuste processos, construa novos valores, capacite as equipes, busque posturas diferentes e compartilhe experiências.
Sem medo das mudanças, gaste menos tempo e recursos digladiando-se com concorrentes e foque no seu público. Dê mais atenção ao seu cliente. Ele que irá garantir a continuidade de sua empresa.
Almir Filho
Diretor Executivo do Grupo Toko