TORREFAÇÃO – O caminho para a rentabilidade – Por Almir Filho

4 de agosto de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Comunidade INDÚSTRIA DO CAFÉ Peabirus

Acompanhamos a crise mundial e as dificuldades de empresas, gigantes e aparentemente indestrutíveis. O clima de insegurança predomina entre empresários e consumidores e, no mercado do café, não é diferente. Sofremos com novos competidores, como sucos e refrigerantes, com a concentração das indústrias e a pressão do varejo. Mas lamentar não é a saída.

Crise deve ser sinônimo de oportunidade, e os obstáculos devem funcionar como degraus para o crescimento. É hora de focar na qualidade do produto, do serviço, atendimento e oferecer itens diferenciados, que atendam amplamente às expectativas do consumidor e assegurem a manutenção de um negócio saudável. É preciso abrir os olhos para enxergar a segmentação que o próprio mercado criou e buscar diferenciais, não o preço predatório.

A busca da rentabilidade sustentável deve considerar que estamos em um mundo que exige responsabilidade empresarial, comprometimento com o meio ambiente, com a sociedade, com os pilares da sustentabilidade. Então vamos lá, aproveite o momento e mude, reinvente, ajuste processos, construa novos valores, capacite as equipes, busque posturas diferentes e compartilhe experiências.

Sem medo das mudanças, gaste menos tempo e recursos digladiando-se com concorrentes e foque no seu público. Dê mais atenção ao seu cliente. Ele que irá garantir a continuidade de sua empresa.


Almir Filho
Diretor Executivo do Grupo Toko


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.