TORREFAÇÃO – Aprovada compra da Montes Claros pela 3 Corações

22 de janeiro de 2010 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Valor Econômico

22/01/10


Juliano Basile, de Brasília


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, quarta-feira, a compra da Montes Claros pela Três Corações. O negócio foi realizado em 2009 e elevou para mais de 54% o domínio da Três Corações nas vendas de capuccino, além de ampliar a participação nos mercados de café com leite e café torrado e moído.


Mas foi aprovado porque, segundo o relator do processo, conselheiro Olavo Chinaglia, as participações da Montes Claros eram muito pequenas e pouca acresceram à Três Corações. O Cade determinou apenas uma mudança na operação: reduziu a cláusula de não concorrência entre as empresas de dez para cinco anos.


No mercado de café torrado, a liderança é da Sara Lee, que detém as marcas Pilão, Do Ponto, Caboclo, União e Seleto. Ao todo, essas marcas dão 20,3% à Sara Lee. O grupo Santa Clara é o segundo, com as marcas Absoluto, Três Corações, Pimpinella e Kimimo (14,3%). Em terceiro, está a Melitta e a Bom Jesus, com 7,7%. A Montes Claros tem só 0,6%.


No mercado de capuccino, a Santa Clara é líder, com 54%. O segundo lugar está bem distante: são 10% de participação da Companhia Cacique Café Solúvel. O domínio da marca Três Corações está bem acima do piso de 20% previsto pela Lei Antitruste (nº 8.884). É a partir de 20% do mercado que o Cade e as secretarias de Direito e de Acompanhamento Econômico (SDE e Seae) dos ministérios da Justiça e da Fazenda passam a olhar com mais atenção para a operação.


Porém, a Montes Claros tem só 0,4% do mercado de capuccino. Com esse dado, as secretarias concluíram que o ganho de mercado decorrente da operação é insuficiente para aumentar o poder da Três Corações de maneira a ameaçar a concorrência. Assim, a SDE e a Seae recomendaram ao Cade a aprovação do negócio.


No mercado de café com leite, a situação é bem mais tranquila. A Três Corações tem 5,2% e a Montes Claros, 0,05%. Aqui, a operação vai manter o grupo Santa Clara no segundo lugar, seguido pela Melitta, com 4%. A liderança é da Nestlé, com 31%.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.