Tempo ensolarado e quente na maior parte do Centro e Sul do Brasil nos próximos dias.
As áreas de café do sul de Minas Gerais enfrentam seu maior déficit hídrico desde 2014 com armazenamento de água no solo em torno de 5% da capacidade.
As poucas precipitações alcançarão apenas o sul da Bahia e o Espírito Santo no fim de semana com acumulado em torno dos 5mm.
Aos poucos, aparecem as primeiras previsões de chuva para as áreas de café do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, mas em todos os casos, o acumulado projetado é baixo. No nordeste do Paraná, a chuva retornará a partir de 17 de setembro.
São Paulo e Minas Gerais começarão a receber as primeiras precipitações por volta de 20 de setembro.
Tempo ensolarado e quente na maior parte do Centro e Sul do Brasil nos próximos dias.
As áreas de café do sul de Minas Gerais enfrentam seu maior déficit hídrico desde 2014 com armazenamento de água no solo em torno de 5% da capacidade. As poucas precipitações alcançarão apenas o sul da Bahia e o Espírito Santo a partir do fim desta semana com acumulado em torno dos 5mm.
Previsão Estendida:
Aos poucos, aparecem as primeiras previsões de chuva para as áreas de café do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, mas em todos os casos, o acumulado projetado é baixo. No nordeste do Paraná, a chuva retornará a partir de 17 de setembro. São Paulo e Minas Gerais começarão a receber as primeiras precipitações por volta de 20 de setembro.
Sol e calor na maior parte do Centro e Sul do Brasil nos próximos dias.
Próximos Cinco Dias:
As poucas precipitações alcançam apenas o Espírito Santo e o sul da Bahia com acumulado em torno dos 5mm no Vale do Rio Doce e de 10mm na Bahia. No sul de Minas Gerais, algumas simulações indicam chuva inferior aos 5mm a partir do fim da semana que vem.
Previsão Estendida:
Apesar da previsão de chuva no sul de Minas Gerais no fim da semana que vem, acumulados mais elevados somente reaparecerão por volta de 25 de setembro.
A chuva com baixo acumulado retornará à Baixa Mogiana e Sul de Minas Gerais a partir de meados de setembro.
Tempo seco na maior parte das áreas de café pelos próximos dez dias. A chuva fraca ocorre apenas entre o Espírito Santo e o sul da Bahia. Em Linhares-ES, a precipitação inferior aos 10mm acontecerá entre hoje e amanhã.
Em Itamaraju-BA, a chuva de 15mm acontecerá diariamente até o próximo fim de semana. A temperatura permanecerá acima do normal com máximas acima dos 30°C na Alta Mogiana e Cerrado e entre 27°C e 30°C na Baixa Mogiana, sul de Minas Gerais, Zona da Mata e Espírito Santo.
Tempo seco na maior parte das áreas de café pelos próximos dez dias. A chuva fraca ocorre apenas entre o Espírito Santo e o sul da Bahia.
Em Linhares-ES, a precipitação inferior aos 10mm acontecerá entre terça e quarta-feira e no próximo domingo. Em Itamaraju-BA, maior município produtor do Estado, a chuva de pouco mais de 10mm acontecerá entre terça e quinta-feira.
A temperatura permanecerá acima do normal com máximas acima dos 30°C na Alta Mogiana e Cerrado e entre 27°C e 30°C na Baixa Mogiana, sul de Minas Gerais, Zona da Mata e Espírito Santo.
Simulações estendidas mais recentes indicam retorno de chuva fraca ao sul de Minas Gerais e Baixa Mogiana na terceira semana de setembro.
Tempo seco na maior parte das áreas de café pelos próximos dez dias.
Somar – Próximos Cinco Dias
A chuva ocorre apenas entre o Espírito Santo e o sul da Bahia com acumulado de até 20mm e na zona da Mata de Minas Gerais com acumulado inferior aos 5mm. Aos poucos, o frio da madrugada diminui e as tardes tornam-se cada vez mais quentes.
Previsão Estendida
Simulações mantiveram o retorno da chuva para a Mogiana e sul de Minas Gerais a partir do último decêndio de setembro.
Na zona cafeeira do Paraná NÃO há condições favoráveis à formação de geadas.
Tempo seco na maior parte das áreas de café pelos próximos dez dias. A chuva ocorre apenas entre o Espírito Santo e o sul da Bahia com acumulado de até 20mm no período de um decêndio. Apesar das madrugadas frias, não há previsão de geadas nas áreas produtoras.
Previsão Estendida:
A simulação estendida mais recente passou a indicar chuva para o sul de Minas Gerais e Mogiana apenas a partir do último decêndio de Setembro.
A frente fria ainda na altura da costa do Sudeste faz a semana terminar com chuva entre a metade norte de Minas e o Espírito Santo.
Nas outras áreas do Sudeste, e também no Sul do país, inclusive nas áreas produtoras de café Arábica, a presença do ar seco mantém o tempo firme hoje e nos próximos dias, o que favorece o avanço da colheita nestas regiões. A partir do fim de semana, o tempo seca também em áreas produtoras do Espírito Santo e leste de Minas, o que irá favorecer a retomada da colheita do Conilon.