SUSTENTABILIDADE – Reunião discute certificação para o café da Mantiqueira

Por: Café e Mercado

24/07/2009 – A Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) promoveu nesta quinta-feira (23), em Carmo de Minas, um encontro com técnicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para falar sobre o processo de Indicação Geográfica da região como produtora de café especial.


A Indicação Geográfica, concedida pelo INPI, identifica um produto com qualidades especiais e características de determinada região. É uma espécie de certificado de qualidade que agrega valor ao produto.


No encontro, os técnicos do INPI e do IMA falaram sobre os procedimentos necessários para a obtenção da identificação. No Brasil, existem seis indicações geográficas. A primeira delas foi a que definiu o Vale dos Vinhedos, no sul do País. Segundo a coordenadora do INPI, Maria Alice Calliari, depois da indicação, as terras na região tiveram uma valorização de 500%. O café do Cerrado Mineiro e a cachaça de Paraty (RJ) também já foram identificados como produtos de região demarcada.


O movimento da Aprocam para diferenciar o café produzido na serra da Mantiqueira dos outros iniciou em 2002, com a participação dos produtores da região em concursos internacionais. A região montanhosa e de clima frio limita o uso de máquinas nas plantações. A forma encontrada pelos cafeicultores para disputar o mercado, de acordo com o presidente da Aprocam, Antonio Junqueira Vilela, foi investir na produção de café de qualidade, no café especial. Atualmente, sete anos depois do início dos investimentos, o café da Mantiqueira já tem qualidade reconhecida internacionalmente e obtém os melhores preços nos leilões.


O desenvolvimento da cafeicultura certificada na região, segundo o prefeito de São Lourenço, Zé Neto, que participou do encontro de Carmo de Minas, é fundamental para o desenvolvimento das cidades do sul de Minas. Para o prefeito, a parceria dos municípios produtores com os municípios do Circuito das Águas, que possuem infraestrutura para oferecer serviços e receber turistas, é uma alternativa eficiente para impulsionar a economia e a qualidade de vida na região.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.