Stephanes, diz que vai a Lula, reclamar da Fazenda, que não liberou os recursos para estoques de café

Por: Jornal Tribuna do Interior

Ruth Bolognese 18/08/09


Irresponsabilidade da Fazenda


O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, vai hoje, ou máximo amanhã, reclamar ao presidente Lula do ministério da Fazenda, que não liberou os recursos, previstos em orçamento, para garantir os estoques de café nos Estados produtores, entre eles o Paraná, e do milho no Mato Grosso. Antes de viajar para um descanso de uma semana no Uruguai, o ministro havia deixado tudo acertado com o pessoal da Fazenda. “Isso é uma irresponsabilidade”, disse Stephanes.


Preço baixo


Se o governo não garantir os estoques agora obriga o produtor a vender o café a R$230,00 à saca. E se esperar até outubro, o preço vai para R$270,00 porque obrigará os países importadores, que estão com as tulhas abarrotadas, a consumi-los. E mais: se não fizer um estoque em torno de 10 milhões de sacas nos próximos 2 anos, o País perderá competitividade no mercado internacional.


Coluna rural


Bem, com uma análise dessa envergadura sobre o mercado nacional e internacional de café esta coluna pode ocupar, com galhardia, qualquer suplemento agrícola da imprensa escrita, falada e televisionada “destePaís”. Ou, é uma pequena amostra o que pode render uma conversa com um ministro recém chegado de viagem e irritadíssimo com promessas de governo não cumpridas… Jornalista é como o Milton Nascimento: tem que estar onde a confusão está.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.