SETOR DE MARCAS PRÓPRIAS SE BENEFICIA COM A CRISE E DEVE CRESCER 15% EM 2009

24 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

De acordo com a Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e
Terceirização,a tendência é que o consumidor escolha produtos mais baratos
·
Marca própria é uma ótima opção para o consumidor, que pode comprar produtos com
qualidade até 20% mais baratos
· Entre as novidades da associação para o ano
estão cursos sobre o setor, um congresso e o lançamento de um anuário de marcas
próprias


Fevereiro de 2009 – A marca própria consolidou-se como uma ótima alternativa
de economia para o consumidor, principalmente agora em tempos de crise. De
acordo com a presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias
(www.abmapro.org.br), Neide Montesano,
“a marca própria é uma opção que contribui para que o poder aquisitivo do
consumidor não seja tão afetado, pois os produtos mantêm a qualidade esperada
com um diferencial de preço de até 20%”. Neide explica ainda que, com a mudança
de cenário, há uma tendência ainda maior de o consumidor experimentar itens com
a marca do varejista e do atacadista e comprovar a relação custo-benefício.
“Portanto o setor de marcas próprias deve se beneficiar com a crise. Este ano,
estimamos um crescimento de 15%”, afirma.


O último estudo realizado entre agosto de 2007 e julho de 2008, pela Nielsen,
mostra que o número de itens de marca própria cresceu 31%, alcançando um total
de mais 45 mil produtos disponíveis em 25% das 644 empresas participantes da
pesquisa. Além disso, os itens de marca própria estão cada vez mais presentes
nos lares brasileiros, alcançando quase metade das residências do País (48,9%),
o que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios.


E, de fato, a Abmapro comprova a importância do setor. Com pouco mais de um
ano de fundação, a entidade já reúne 60 associados, entre eles, os líderes dos
varejos supermercadista e atacadista, Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart e
Makro. Juntos faturam mais de R$ 45 bilhões por ano e são responsáveis por mais
de cem mil empregos diretos.


Congresso de Marcas Próprias – Com esse cenário, a associação prepara
diversas novidades para 2009. Entre elas, está uma série de cursos sobre
conceitos e estratégias de marca própria. Já no segundo semestre, a Abmapro vai
realizar o 1º Congresso Nacional de Marcas Próprias e lançar um anuário sobre o
setor. “O nosso grande desafio para o ano é comunicar a marca própria para o
consumidor final e identificar as oportunidades que podem surgir com a crise”,
completa Neide. A expectativa é crescer 40% em números de associados até o fim
do ano.



Sobre a Abmapro (www.abmapro.org.br)
A Associação
Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, fundada em 2006, reúne dezenas de
empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de
prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de
vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.
A missão da
associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores
brasileiros e a comunidade acadêmica, sobre as vantagens do fenômeno “private
label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas
vendas do mercado varejista.
 
 

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