Setor cafeeiro deve mudar discurso radicalmente, diz Abic

Por: 14/08 - Agência Estado

Belo Horizonte, 14 – O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Almir Filho, defende que a solução para a crise recorrente por que vive a cafeicultura brasileira passa por uma mudança radical no discurso e efetiva participação de todos elos da cadeia produtiva na definição de um política para o setor. De acordo com o executivo, a cadeia produtiva tem de assumir seu papel e deixar de atribuir ao “Estado o ônus da ineficiência”.


Para Almir Filho, o grande problema enfrentado pelo setor decorre de uma herança do passado, que inclui procedimentos e hábitos que não se aplicam mais. “No passado, o entendimento era de que o governo fornecia benesses e as pessoas disputavam estas benesses. Hoje temos de falar em cadeia e, por isso, não há mais espaço para disputa”, afirmou.


De acordo com ele, a evolução desta relação entre os diversos elos do setor implicaria fortalecimento do Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), que deveria ter uma agenda regular de discussões e não ser convocado apenas para discutir medidas emergenciais, como a distribuição de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) ou a questão do endividamento. Na opinião do presidente da Abic, parte da crise atual decorre da aplicação de um mesmo discurso. “Há dez anos estamos fazendo a mesma coisa e a cada ano o resultado piora, então, temos de aplicar outra receita.”

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.