fonte: Cepea

Seminário Internacional de Café de Santos discute hoje as tendências do café

18 de maio de 2006 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: A Tribuna

Da Reportagem

O 16º Seminário Internacional de Café de Santos começa com debates sobre os rumos do consumo e produção mundial da commodity para os próximos dez anos. Promovido pela Departamento de Exportadores da Associação Comercial de Santos (ACS), a abertura será às 19 horas no centro de convenções do Casa Grande Hotel, em Guarujá.


O coordenador do evento e presidente do Departamento de Exportadores de Café da ACS, Michael Timm, aguarda participação de mais de 400 profissionais de vários países.


Segundo a Assessoria de Imprensa do evento, estarão na solenidade o diretor-executivo da Organização Internacional do Café, Néstor Osório, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu da Costa Lima, o secretário estadual de Agricultura, Alberto Macedo Filho, e os prefeitos de Guarujá, Farid Madi, e de Santos, João Paulo Tavares Papa.


De acordo com a assessoria, o evento não terá sua programação alterada pelo tensão provocada pelos ataques do crime organizado desde sexta-feira. Esperado para o evento, a presença do governador Cláudio Lembo não está confirmada. Já o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, convidado para o encerramento na sexta-feira, cumprirá agenda no exterior e suspendeu a participação.


Os trabalhos do seminário começam amanhã às 8h30 com Osório e o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café, Nathan Herszkowicz, discutindo O consumo nos países produtores de café. Em seguida, o professor da USP/Esalq, Geraldo Barros, falará sobre Agronegócio brasileiro: uma visão do futuro próximo.


Já o especialista da Neumann Kafee Gruppe, Neil Rosser, e o presidente do Conselho Nacional de Café, Maurício Miarelli, e o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café, Guilherme Braga, falarão sobre Fornecimento e demanda. Logo depois, O analista da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, apresentará as Condições climáticas para o inverno.


Para quinta-feira, também às 8h30, haverá a presença do economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros (Cenário econômico e político para 2006), do diretor da Suporte & Resistência, Samuel Levy (O café no contexto da conjuntura atual do mercado internacional de commodities), e Costa Lima (Agronegócio do café: a visão e as ações do Governo).


Ainda na quinta, Ramaz Chanturiya, da Rusteacoffee Association, e Joaquim Libânio, da Cooxupé, falarão respectivamente sobre o Mercado russo e a Experiência da Cooxupé na China. O cardiologista do Incor, Luiz Antônio Machado César, encerrá a programação do dia com o tema Café e coração.


Na sexta, serão discutidos os temas As parcerias da BM&F com o Centro de Inteligência do Café (CIC), com Carlos Brando, da P&A, e Safra de café brasileiro: situação atual, com Jorge Queiroz, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para o encerramento do encontro haverá um debate sobre Consumo e produção mundial de café nos próximos dez anos. Mais informações no site www.seminario2006.com.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.