Seminário Internacional de Café de Santos discute hoje as tendências do café

18 de maio de 2006 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: A Tribuna

Da Reportagem

O 16º Seminário Internacional de Café de Santos começa com debates sobre os rumos do consumo e produção mundial da commodity para os próximos dez anos. Promovido pela Departamento de Exportadores da Associação Comercial de Santos (ACS), a abertura será às 19 horas no centro de convenções do Casa Grande Hotel, em Guarujá.


O coordenador do evento e presidente do Departamento de Exportadores de Café da ACS, Michael Timm, aguarda participação de mais de 400 profissionais de vários países.


Segundo a Assessoria de Imprensa do evento, estarão na solenidade o diretor-executivo da Organização Internacional do Café, Néstor Osório, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu da Costa Lima, o secretário estadual de Agricultura, Alberto Macedo Filho, e os prefeitos de Guarujá, Farid Madi, e de Santos, João Paulo Tavares Papa.


De acordo com a assessoria, o evento não terá sua programação alterada pelo tensão provocada pelos ataques do crime organizado desde sexta-feira. Esperado para o evento, a presença do governador Cláudio Lembo não está confirmada. Já o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, convidado para o encerramento na sexta-feira, cumprirá agenda no exterior e suspendeu a participação.


Os trabalhos do seminário começam amanhã às 8h30 com Osório e o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café, Nathan Herszkowicz, discutindo O consumo nos países produtores de café. Em seguida, o professor da USP/Esalq, Geraldo Barros, falará sobre Agronegócio brasileiro: uma visão do futuro próximo.


Já o especialista da Neumann Kafee Gruppe, Neil Rosser, e o presidente do Conselho Nacional de Café, Maurício Miarelli, e o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café, Guilherme Braga, falarão sobre Fornecimento e demanda. Logo depois, O analista da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, apresentará as Condições climáticas para o inverno.


Para quinta-feira, também às 8h30, haverá a presença do economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros (Cenário econômico e político para 2006), do diretor da Suporte & Resistência, Samuel Levy (O café no contexto da conjuntura atual do mercado internacional de commodities), e Costa Lima (Agronegócio do café: a visão e as ações do Governo).


Ainda na quinta, Ramaz Chanturiya, da Rusteacoffee Association, e Joaquim Libânio, da Cooxupé, falarão respectivamente sobre o Mercado russo e a Experiência da Cooxupé na China. O cardiologista do Incor, Luiz Antônio Machado César, encerrá a programação do dia com o tema Café e coração.


Na sexta, serão discutidos os temas As parcerias da BM&F com o Centro de Inteligência do Café (CIC), com Carlos Brando, da P&A, e Safra de café brasileiro: situação atual, com Jorge Queiroz, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para o encerramento do encontro haverá um debate sobre Consumo e produção mundial de café nos próximos dez anos. Mais informações no site www.seminario2006.com.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.