Sebrae aposta na força do campo

Por: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas - Em 01/06/2007

01/06/2007 19:06:05 – Sebrae – MG


Ações desenvolvidas para estimular competitividade no agronegócio são apresentadas na Superagro.


Durante a Superagro – a mais importante mostra do agronegócio mineiro –  os visitantes têm a oportunidade de conhecer o resultado das ações realizadas pelo Sebrae Minas nos setores de café, leite, ovinocaprinocultura, suinocultura, cultivo de cogumelos, floricultura, apicultura, fruticultura, horticultura, mandiocultura, alimentos artesanais, cachaças e piscicultura. São projetos voltados para o estímulo à competitividade e para o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais e das agroindústrias.
Projetos do Sebrae na Superagro 2007

:: Cachaça
Aproximadamente 400 produtores de cachaça de alambique do Estado serão representados na X Expocachaça, durante a Superagro.  Os grupos irão apresentar marcas que resultam de um trabalho para organizar os produtores, melhorar a qualidade da cachaça, superar a informalidade e ampliar mercados para o setor. Os projetos são desenvolvidos pelo Sebrae e instituições parceiras em sete pólos produtivos: Salinas, Divinópolis, Poço Fundo, Ponte Nova, Guanhães, Araxá e Ouro Preto – o único que não participa nesta edição da Expocachaça.

:: Fruticultura
Uma mostra da diversidade da fruticultura mineira estará presente na programação da Superagro. O público poderá conhecer a qualidade nutricional das frutas cultivadas em Minas Gerais. A proposta para esse ano é ampliar a participação e promover maior interatividade com os visitantes. Dois eventos contam com o apoio do Sebrae Minas: o II Seminário Mineiro de Produção Integrada, uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (dias 31 e 1o) e o IV Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, no dia 31 de maio. Durante o encontro, Moacir Saraiva, presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) fará palestra sobre o cenário nacional da fruticultura e Cristiano Nacif, consultor do Sebrae Minas, falará sobre assistência gerencial e técnica na fruticultura (projeto Educampo).

:: Apicultura
O setor de apicultura está presente pela primeira vez na Superagro, com o 2º Congresso Mineiro de Apicultura, realizado entre os dias 31 de maio e 2 de junho. É destinado aos apicultores, professores, fabricantes e revendedores de equipamentos, comerciantes, exportadores, estudantes, investidores da cadeia apícola e pesquisadores. O congresso tem como tema principal Produtividade e Competitividade. O Sebrae apóia a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, no dia 31, e as Clínicas Tecnológicas (consultorias sobre processos e produto) do setor.

:: Floricultura
As flores de Minas Gerais não ficam de fora. O Estado possui a segunda maior área plantada de flores do Brasil, equivalente a 20% do total de 5,2 mil ha cultivados. São aproximadamente 400 produtores mineiros que se dedicam a um cultivo diversificado de cerca de 120 espécies. O Sebrae desenvolve projetos que vêm aquecendo a produção de flores nas regiões de Barbacena e Manhuaçu. Durante a Superagro o Sebrae apóia o II Seminário Mineiro de Floricultura.

:: café
O café é outro destaque. Minas lidera, há dez anos, a produção nacional de café (cerca de 50%), sendo que o Brasil é o maior produtor mundial, responsável por 30% do mercado internacional. O Sebrae tem participação ativa neste setor, apoiando produtores rurais de diversas regiões do Estado. No estande institucional do Sebrae, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), os visitantes podem conhecer o cenário da cafeicultura no Estado.

:: Leite
Tradicional em Minas Gerais, o setor de laticínios tem participação ativa na Superagro desde a sua criação, em 2005. O Sebrae promove este ano a Integração Empresarial do setor de Laticínios, que tem como proposta fomentar negócios e mostrar oportunidades de comércio internacional de laticínios. Durante o encontro, realizado no dia 31 das 14h às 17h,  também será apresentada a metodologia Sebrae de implantação de Central de Negócios, com a
presença de um consultor para auxiliar os grupos a promover trabalhos integrados para o setor.

:: Rodadas de negócios, missões empresariais e agenda de relacionamentosPara os empresários que querem ampliar suas possibilidade de fechar negócios, o Sebrae inaugura a Agenda de Relacionamentos. A ação será feita em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (Amis) em um espaço fechado, na sexta-feira, dia 1º, das 17h às 21h40. Seu objetivo é estimular relacionamentos de longo prazo entre compradores e vendedores. Participam empreendedores das áreas de fruticultura, floricultura e apicultura, junto com empresários do setor supermercadista.

Em 2007, as Rodadas de Negócios serão realizadas para empresários do setor de floricultura. São reuniões dinâmicas que colocam em contato direto potenciais compradores e vendedores, estimulando a comercialização de produtos no local. Com uma proposta diferente, as Missões Empresariais servem para levar empreendedores e micro e pequenas empresas para feiras, exposições e encontros. Este ano, o Sebrae levará 30 grupos de empresários para a Superagro, sendo 10 missões empresariais do interior.



 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.