Saiba como rastreamento garante sustentabilidade dos cafés do Brasil ao mercado global

Normas internacionais e mudanças climáticas pressionam para uma produção mais transparente e sustentável

17 de janeiro de 2024 | Sem comentários Comércio Sustentabilidade

As mudanças climáticas que o mundo vem enfrentando aceleraram ainda mais a necessidade de uma produção cada vez mais transparente e sustentável. Se antes era um diferencial saber a origem dos grãos e como foram processados, agora é uma exigência do mercado.

Apesar das exigências, a cafeicultura brasileira está em constante aprimoramento alinhado as práticas socioambientais, gradativamente se produz mais em uma menor área, o que evita o desmatamento e mais emissões de carbono.

Segundo a Embrapa, desde a criação do Consórcio Pesquisa Café, houve uma grande evolução do setor cafeeiro, a área produtiva em 1997 era de 2,4 milhões de hectares e a produção de 18,9 milhões de sacas de 60 kg, com produtividade de 8,0 sacas por hectare. Passados 25 anos, em 2022, houve redução da área para 1,82 milhão de hectares e a produção aumentou quase três vezes. 

Dessa forma, a rastreabilidade do café é uma grande aliada para comprovar que a fazenda atende os requisitos de sustentabilidade e qualidade na produção do grão.

Como funciona

A rastreabilidade da lavoura começa a partir da separação de talhões, e os lotes obtidos a partir do mesmo. Assim, é registrado de forma manual ou em softwares e aplicativos, todas as etapas de produção, identificando características e histórico de manejos.

Os registros vão para um banco de dados que pode ser consultado por compradores, isso traz mais confiança e segurança, além de agregar valor ao produto.

Com esses dados o produtor ainda pode identificar e corrigir problemas de produção para melhorar a qualidade das próximas safras.

Consumidor final

Engana-se quem acha que apenas os torrefadores estão preocupados com as práticas sustentáveis.

Os consumidores pouco a pouco estão optando apenas por marcas que garantem que o produto cumpre com questões socioeconômicas e socioambientais.

Inúmeras marcas como a Nespresso, já adotam o QR Code nas embalagens de café, deste modo, o cliente obtém informações sobre origem e o processo de produção até a industrialização.

Portanto, o rastreamento das lavouras é uma excelente ferramenta para que o produtor garanta as exigências do mercado, e consequentemente tenha seu produto mais valorizado.

Por Carolinne Souza/ Revista Cafeicultura

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