SAFRAS APONTA COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ DO BRASIL 2012/13 EM 48%

16 de novembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) fechou o mês de outubro em 48%. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado, com base em informações compiladas até 31 de outubro. Em igual período do ano passado, 67% da safra 2011/12 estava comercializada.

Com isso, já foram comercializadas 26,39 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2012/13 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização avança, mas o fluxo segue bem abaixo da temporada passada. Além da cadência da demanda, com as empresas adquirindo o grão conforme a necessidade, esperando por melhores condições, há o descompasso entre o interesse de compra e o de venda. “Enquanto o produtor dá preferência à desova dos cafés mais fracos de qualidade, a demanda é cada vez mais seletiva”, diz Barabach. Isso aumenta a distância entre as pontas. E, mesmo com o preço neste momento mais baixo, é nítido o maior interesse do produtor. Porém, o fluxo de negócios segue em ritmo lento, diante da acomodação da demanda, conclui Barabach.
 
ESTOQUES AMERICANOS
 
O descompasso entre oferta crescente – em um ano de safra grande no Brasil e com a entrada neste momento da safra colombiana e da América Central – e a demanda acomodada favorece quem compra e justifica a queda nos preços internacionais, comenta o analista. Prova disso é o crescimento dos estoques de café certificado na ICE em Nova York, indica.

No último dia 13 de novembro, o café armazenado totalizava 2,459 milhões de sacas, o que corresponde a um avanço de 2,3% em relação ao final de outubro. Se comparar a igual época do ano passado, quando os estoques certificados estavam em 1,267 milhões de sacas, o avanço é de 94%. “A curva de estoques mudou de direção e agora avança positivamente”, aponta Barabach.

Segundo a Green Coffee Association (GCA), os estoques norte-americanos de café verde (em grão) registraram uma queda de 159.436 sacas de 60 quilos no mês de outubro de 2012 na comparação com setembro.

Association (GCA), divulgado há pouco. O total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 31 de outubro de 2012 chegava a 4.941.442 sacas, ante as 5.100.878 sacas em 30 de setembro de 2012, mas mais de 10% acima de igual momento do ano passado.
 (LC)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.