Safra de café arábica no Sul de Minas pode superar 2023, aponta Itaú BBA

Os dados são do Radar Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA

18 de março de 2024 | Sem comentários Previsão de Safra

O Sul de Minas, onde as chuvas chegaram um pouco mais cedo em comparação com o cerrado mineiro, tem indicado sinais promissores para a safra de café arábica na região, que pode superar a colheita do ano passado. No Brasil, o preço médio da saca do arábica encerrou fevereiro 2,2% acima de janeiro, com preços médios acima de R$ 1.000/sc, de acordo com o indicador CEPEA.

Embora as estimativas para a safra brasileira de 2024 variem, há um viés de crescimento em relação ao ano anterior. Seguindo a série histórica do USDA, estimamos que a produção brasileira de café deva atingir 69,4 milhões de sacas, um aumento de 4,6%, sendo 46,2 milhões de sacas de arábica e os 23,1 milhões de sacas de conilon.

Diante do aumento projetado para a safra brasileira em 2024, o balanço global de oferta e demanda por café tenderá a ficar menos pressionado. O Itaú BBA estima em 4,6 milhões de sacas o superávit entre a produção e o consumo mundial em 2024/25, após ter sido de 1,9 milhões de sacas em 2023/24.

O relatório também destaca a boa relação de troca atual entre café e fertilizantes, sendo um momento oportuno para o produtor adquirir o insumo nas mínimas históricas desta relação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.