Região de Ribeirão Preto deve ter aumento de 18,2% na produção de café em 2009

Por: Gazeta de Ribeirão

Publicada em Terça-Feira, 08 de Setembro de 2009
 
Cidade
Região produz mais café


Riqueza no campo Em 19 cidades da região de RP, haverá uma alta de 18,2% na produção; no Estado colheita será menor


 


RAISSA SCHEFFER
Gazeta de Ribeirão
raissa.lopes@gazetaderibeirao.com.br


 Na contramão estadual, a região de Ribeirão deve registrar aumento de 18,2% na produção de café neste ano, em comparação com a safra passada. De acordo com a quarta estimativa da safra, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), nas 19 cidades que fazem parte do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ribeirão, serão produzidos 144,7 mil sacas de 60 quilos de café na safra 2008/2009, o equivalente a 8,6 mil toneladas. Em 2007/2008, foram 122,4 mil sacas —7,3 mil toneladas.


Em todo o Estado de São Paulo, a expectativa é que haja uma redução de 17,2% na produção. No levantamento final da safra 2007/2008, foram registradas 269,2 mil tonelada. Para esta safra, a estimativa é de 223 mil toneladas. “Os resultados desfavoráveis para a cultura do café são resultado da bienalidade da exploração, em um ano a produção é boa e no ano seguinte nem tanto”, disse a pesquisadora científica do IEA Denise Caser.


Segundo a pesquisadora, os dados ainda podem sofrer alterações pois são previsões, mas já são mais próximos à realidade. “Esse é o penúltimo levantamento para a safra de café, depois os resultados finais.”


Em relação a diferença de estimativas entre o Estado e o EDR de Ribeirão, os dados variam conforme as regiões. “Apesar de haver um perfil geral, cada localidade possui sua característica, como tipo de área, solo e modo de produção.”


Os dados do IEA, são levantados com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), conforme os dados fornecidos pelos produtores dos municípios que forma as EDRs.


“Aqui a produção de café está em cidades vizinhas. No município de Ribeirão quase não existe mais”, disse o engenheiro agrônomo Luis Fernando Zorzenon, responsável pela coordenadoria em Ribeirão.


O produtor Pedro Luiz Candia Leoni, 59 anos, que possuiu uma fazenda de 100 hectares na cidade de São Simão, disse que a produção deste ano deve ser boa, pois a questão da bienalidade da cultura faz que os produtores se previnam. “Temos de ficar preparados, pois se a produção diminuir, os custos aumentam.”


Produção de cana é maior em Ribeirão


Com relação à cana-de-açúcar, as previsões seguiram a mesma tendência, tanto no Estado como na região de Ribeirão Preto. Segundo o IEA, a produção de cana deve ser de 30,3 milhões de toneladas, no EDR de Ribeirão, aumento de 5,3% em relação a safra passada, quando foram produzidas 28,8 milhões de toneladas. Com relação a produção estadual, a previsão é de 403,4 milhões de toneladas, 2,9% superior a safra passada.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.