ECONOMIA
04/11/2007
Redes de cafeterias vêm conquistando a terra do chá
Lojas se popularizam na China com estilo ocidental
Gilberto Scofield Jr.
Correspondente
PEQUIM. No país do chá — estima-se que os chineses consumam mais de 700 mil toneladas da bebida por ano — as redes de cafeterias vêm tomando de assalto as grandes cidades chinesas e são hoje um dos negócios mais prósperos do país, turbinadas pela ocidentalização dos hábitos pós-abertura econômica. — Nós vemos a China como um dos mais importantes mercados do mundo, com potencial para ser o maior para a Starbucks fora da América do Norte — afirma o presidente da Starbucks China, Jinlong Wang. — Não queremos substituir o chá como a bebida dos chineses, claro, mas queremos ser uma outra opção e um ambiente diferente para eles.
Por ambiente diferente, diz Jinlong, entenda-se sofás acolhedores, música no estilo lounge, revistas e grãos de café de todo o mundo, que fazem o sucesso das lojas Starbucks nas grandes cidades chinesas desde 1999, quando a primeira foi inaugurada, em Pequim.
Hoje, a rede tem 250 lojas na China, 200 em Taiwan e 85 em Hong Kong e Macau. A empresa não fala em números, mas estima-se que a China seja o mercado que mais cresce no consumo de café no mundo hoje: comenta-se que as vendas da Starbucks em Pequim cresceram 30% em 2006.