Próxima madrugada será ainda mais fria em São Paulo

Próxima madrugada será ainda mais fria em São Paulo
02/06/2009


Uma onda de frio muito forte avança sobre o centro-sul do Brasil e no decorrer desta primeira semana de junho será responsável pelas mais baixas temperaturas de 2009, segundo a Climatempo. Em São Paulo, a próxima madrugada promete ser ainda mais fria.


Este frio intenso é provocado por uma forte massa de ar polar que atua sobre São Paulo desde segunda-feira. As temperaturas caíram bastante na madrugada desta terça-feira, como já era esperado pelos meteorologistas da Climatempo.


O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet – registrou 8,2º C na estação medidora do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi a menor temperatura de 2009 e também o valor mais baixo registrado neste local, desde julho de 2007, quando os termômetros marcaram 6,4º C.


Novos recordes de frio devem ser observados no Estado de São Paulo nesta quarta-feira. O amanhecer será frio em várias áreas do interior que podem ter temperaturas abaixo de 5º C e condições para geada. Para a capital, a temperatura mínima prevista inicialmente é de 5º C.


Nos demais estados do Sudeste do Brasil, o frio também será intenso no decorrer desta semana. Há condições de geada no sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Para se ter uma idéia do poder de frio desta massa polar, algumas áreas da cidade do Rio de Janeiro poderão ter frio em torno de 10º C ao amanhecer da quinta-feira.


Ar polar traz frio para a Baixada Santista


A próxima madrugada será ainda mais fria na Baixada Santista, de acordo com os meteorologistas da Climatempo. Tirem os casacos dos armários, já que, a temperatura mínima pode chegar a 13º C. O mar fica agitado em todo o litoral paulista. As embarcações devem estar atentas aos boletins antes de sair para alto mar.


De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até sexta-feira, por causa da presença da massa de ar seco de origem polar, o frio continua mais diminui de intensidade. O sol aparece e não chove.


Ar polar avança por Minas Gerais e derruba ainda mais a temperatura


A madrugada vai ser gelada no centro-sul de Minas Gerais, segundo a Climatempo. O frio promete ser mais intenso entre esta noite e amanhã, com risco de geada para o Sul de Minas Gerais. Em Maria da Fé, Monte Verde e Lambari, os termômetros devem alcançar as mais baixas temperaturas do ano.


No Vale do Jequitinhonha e nas cidades que fazem divisa com a Bahia há previsão de pancadas de chuva até a quarta-feira.


Belo Horizonte terá queda brusca de temperatura na próxima madrugada. A Climatempo prevê 12°C de temperatura mínima. Se isto se confirmar, um novo recorde de temperatura mínima será registrado.


O amanhecer desta terça-feira foi de frio em algumas localidades mineiras. No Sul de Minas, a cidade de Monte Verde registrou temperatura mínima de 2,7°C. Em São Lourenço, mínima de 6,4°C. No Triângulo Mineiro, a cidade de Araxá registrou temperatura mínima de 6,2°C.


Forte massa polar derruba temperatura na região sul


A primeira semana de junho começou com frio intenso nos estados do Sul do Brasil. Em Urubici, no alto da serra catarinense, a temperatura chegou a 3º C abaixo de zero nesta terça-feira. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, todo esse frio foi provocado por uma forte massa polar que também fez a temperatura despencar no Rio Grande do Sul e no Paraná, onde praticamente todo o Estado teve recordes de frio.


A capital, Curitiba, registrou hoje temperatura mínima de 2,7ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a mais baixa do ano, superando os 3ºC do dia 16 de maio. Em São José dos Pinhais, no aeroporto Afonso Pena, a mínima registrada foi de 2ºC. No aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, a mínima também foi de 2ºC.


“A temperatura vai cair ainda mais”, alerta Josélia Pegorim. A madrugada de quarta-feira será de frio ainda mais intenso no Sul do Brasil, com temperaturas negativas e geada forte em várias áreas. A grande Curitiba também deverá registrar frio abaixo de zero nesta quarta-feira.


Novos recordes frio no Sul do Brasil


As temperaturas caíram mais nesta terça-feira em todos os estados do Sul e novos recordes de frio foram observados.


A madrugada desta terça-feira foi a mais fria no ano em Florianópolis, com tem mínima de 5,8ºC. O recorde anterior era de 9ºC, no dia 16 de maio. A menor temperatura no Estado de Santa Catarina foi de 3ºC abaixo de zero em Urubici, na serra catarinense. Em São Joaquim, a mínima foi 0,5º C.


No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 1,4º C na região de Santana do Livramento (fronteira com o Uruguai) e em Bom Jesus, na serra gaúcha. Em Porto Alegre, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 8,8º C, mas não foi recorde. A menor do ano até agora foi de 7,3º C, no dia 17 de maio.


O frio intenso e a umidade alta na serra gaúcha permitiram a ocorrência de queda de neve na região de Bom Jesus.


Ar polar chega à Região Norte do País


A forte massa de ar polar chegou também a Rondônia e ao Acre, causando brusca queda de temperatura nesta terça-feira.


A meteorologista Josélia Pegorim explica que a passagem do ar polar por estas regiões, ao sul da Amazônia, é um fenômeno meteorológico conhecido como friagem. Isto acontece todos os anos, com maior ou menor intensidade.


“A friagem deste início de junho pode ser considerada moderada”, acrescenta.


Nesta terça-feira, a temperatura em Rio Branco, capital do Acre, baixou para 17,4ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Em outro ponto da cidade fez 16,8ºC. Foram as menores temperaturas deste ano, até agora.


O ar polar também foi sentido em Rondônia, mas principalmente nas áreas ao sul do Estado, próximas da fronteira com a Bolívia. Em Vilhena, o aeroporto local registrou 15ºC.


Nesta quarta-feira, os Estados do Acre e de Rondônia ainda vão sentir um pouco do ar polar e a temperatura pode baixar um pouco mais. Mas a partir de quinta-feira, o ar quente volta a predominar. Porém, outras massas polares ainda poderão chegar a estes estados no decorrer do inverno.


Uma das mais intensas massas de ar de polar já registrada no Brasil ocorreu em 1975. Em agosto daquele ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em Rio Branco chegou a 6ºC, um frio quase impensável para o Norte do Brasil. Em Porto Velho, há registro de 10ºC no mês de julho de 1985. No dia 03 de junho de 2006, uma forte onda de frio fez a temperatura baixar para 10C em Rio Branco.


(Informações da Climatempo)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.