Com o incentivo, a produção de café no estado tende a crescer de forma acentuada
Cacoal – Com a estabilização de preços e o aquecimento das exportações, a maioria dos produtores de café de Cacoal está replantando os cafezais. O Conselho Municipal de Agricultura aprovou a distribuição de 150 mil mudas do produto a um custo de R$ 10 o milheiro, por parte da Prefeitura, que realizou este ano um concurso para premiar as propriedades rurais que produzirem com a melhor qualidade. O Brasil lidera o ranking mundial de produção de café com cerca de 30 milhões de sacas anualmente.
Cacoal possui cerca de cinco mil propriedades rurais e quase todas contam com lavouras de café. As maiores empresas exportadoras do produto em Rondônia estão sediadas no município, que é conhecido como a Capital do Café. O que preocupa os organismos do setor é que a maioria dos cafezais foi plantada há mais de 20 anos e agora precisa ser gradativamente renovada para garantir a produção em alta.
O secretário municipal de Agricultura, Valter Lins Calaça, disse ontem que a distribuição de mudas de café vai contemplar exclusivamente os produtores filiados a associações rurais. Depois de acabar com uma espécie de largarta que vinha destruindo as lavouras, a distribuição de mudas é mais uma iniciativa da prefeita Sueli Aragão (PMDB) para impulsionar o setor.