Produtividade é afetada por manejo

Por: Folha de Rondônia

AGROPECUARIA
02/12/2007
 
Produtividade é afetada por manejo
 
 
O manejo da planta com poda e desbrota é um dos principais problemas para alavancar a cafeicultura em Rondônia, afirmou o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, Abraão Verdin, durante a palestra Manejo da cafeicultura visando qualidade, ministrada no Seminário Rondônia Café, que terminou ontem.


Durante a palestra o pesquisador enfocou os trabalhos desenvolvidos no Espírito Santo junto aos cafeicultores com técnicas básicas desse manejo, proporcionando um aumento significativo da produtividade. Só com o incremento de técnicas de poda e desbrota, salienta Verdin, ocorreu um aumento de 40% na produção.


Outra tecnologia mostrada na palestra foi o vergamento, que deve ser feito quando a planta atinge a idade de três a cinco meses. Para realizar esta prática o produtor deve tombar a planta até o solo, colocando um gancho com material da região para fixá-la. Esta técnica antecipa a produção, facilita o manejo e chega a duplicar a produtividade nas primeiras colheitas, pois, assim, o cafeicultor seleciona os brotos deixando a quantidade necessária de hastes por hectare.


Para utilizar esta técnica os produtores deverão procurar a assistência técnica local, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ou o Incaper. O contato com o Instituto pode ser feito pelo telefone (27) 3724-1182 ou verdin@incaper.es.gov.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.