Produção de café da Indonésia deve recuar entre 5% e 10% neste ano

A produção de café da Indonésia deve recuar entre 5% e 10% neste ano, conforme chuvas excessivas prejudicaram a safra, disse nesta segunda-feira Rachim Kartabrata, secretário-executivo da Associação de Exportadores de Café do país. \”As fortes chuvas no final do ano passado e no começo deste ano não foram boas para a floração; afetaram a produtividade\”, disse ele. \”A qualidade do grão [robusta] também foi prejudicada\”, acrescentou o presidente da associação, Hassan Widjaja.


A produção menor e o crescimento estável do consumo doméstico devem reduzir as exportações da Indonésia, segundo maior produtor de café robusta da Ásia. O país iniciou a colheita da principal safra de café em abril e deve concluí-la em um mês. As au toridades disseram que as estimativas se baseiam na situação atual da colheita em Lampung, principal região produtora da Indonésia, que responde pela maior parte das exportações. O país embarca cerca de 85% do volume total produzido.


A produção de café arábica deve ser estável, afirmou Kartabrata. Contudo, participantes da indústria disseram que o consumo doméstico tem crescido em um ritmo acelerado nos últimos anos, o que pode pressionar ainda mais as exportações em 2010. \”O rápido crescimento da demanda local também é bastante surpreendente para nós\”, revelou Kartabrata, acrescentando que alguns participantes preveem que a taxa de crescimento alcance até 50% ao ano.


A produção de café da Indonésia no ano-safra 2009/10 deve totalizar 11,5 milhões de sacas de 60 quilos cada, ante 9,35 milhões de sacas em 2008/09, de acordo com a Organização Internacional de Café (OIC). As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.