Produção de café cresce em Rondônia com recuperação de lavouras

Por: Estadão do Norte

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado no período de 2006 a 2009, demonstra o bom desempenho da agricultura de Rondônia. A cultura do café apresenta resultados muito interessantes, porque, mesmo tendo reduzido a área plantada, de 162.328 ha em 2006 para 157.921 em 2008, a produção subiu de 88.636 toneladas (1,477 milhão de sacas) para 112.555 toneladas (1,876 milhão de sacas) no mesmo período, e a expectativa de safra para 2009 é de 114.305 toneladas (1,905 milhão de sacas) do produto.


Os técnicos Milton Messias e Cláudio Martelli, especialistas em café, executam um projeto de recuperação de lavouras cafeeiras. Segundo eles, existe um grande número de cafezais abandonados ou que os tratos culturais são quase totalmente negligenciados. Nestes casos eles recomendam a eliminação total da lavoura ou a recuperação através das técnicas da recepa, calagem e adubação.


Este trabalho contribui para a melhoria da média de produtividade de duas maneiras: aumentando a produção nas lavouras recuperadas e retirando dos registros de área plantada as lavouras eliminadas.


Dentre as várias culturas agrícolas de Rondônia o café foi escolhido por ser a cultura mais representativa e remuneradora da família rural, quando se faz  um comparativo entre área cultivada e rendimento obtido.


Segundo o técnico Benedito Alves, especialista em comercialização de café, em 2008 os agricultores confirmam que os cafeicultores que aderiram à orientação dos extensionistas para comercialização do café conseguiram vender sua produção a preços diferenciados.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.