Prensa francesa

12 de junho de 2015 | Sem comentários Cafeteria Consumo



Os fanaticos por café são muito numerosos, os apreciadores de café também estão aumentando. Insatisfeitos com os cafés tradicionais eles buscam uma experiência verdadeira, favorecendo a qualidade e o sabor em detrimento à quantidade, uma vez que máquinas de cafés tradicionais apenas despejam água fervente sobre o pó e deixam para trás muito da essência que de fato confere a característica de um café. Para conseguir a xícara perfeita de café, muitos aficionados evitam a cafeteira convencional e preferem as prensas francesas, estes utensílios fáceis de usar já foram considerados a única forma de se preparar uma xícara de café aceitável. Porém, na preparação de um ótimo café, a seleção dos grãos faz tanta diferença quanto sua prensagem.
Para que a prensa faça seu trabalho, você precisa ter o tipo certo de grão. O aroma é uma questão de preferência, mas grãos mais torrados são os preferidos para a prensa. O importante é comprar grãos inteiros e moê-los você mesmo ao invés de comprar pó de café já moído. A rusticidade da moagem é uma parte importante para o sabor do café prensado, então você deve usar um pequeno moedor caseiro com ajuste para moagem grosseira. Por sorte, as versões elétricas de prensas não são caras e são vendidas na maior parte das lojas de departamento.

Prensas francesas são vendidas em tamanhos diferentes de acordo com a quantidade de xícaras a serem feitas, o que, obviamente, afeta o preço. Uma jarra de vidro é melhor que uma de plástico, e a maioria possui peças de aço inox que podem ser colocadas em lava louças. Para começar, ajuste o moedor para grãos brutos e moa a quantidade de grãos por 5 ou 6 segundos para fazer o número de xícaras que deseja. Geralmente, 1 colher de sopa rasa de café moído misturado com 120 ml de água (filtrada é melhor) dá a medida de uma xícara. Coloque a água fervente cuidadosamente na prensa para ocorrer a saturação adequada.

Deixe a infusão do café na prensa por 4 minutos. Você observará uma “espuma” no topo, o que significa que o preparo foi correto. Agora vem a verdadeira parte da “prensagem” do processo. Os pedaços maiores e fragmentos dos grãos moídos agiram como esponjas durante a imersão em água fervente e vagarosamente liberaram o sabor. O trabalho da prensa é extrair a maior quantidade de sabor do da borra do café, como se estivesse espremendo uma esponja. Fechando a tampa e vagarosamente pressionando a manivela, você irá extrair a água da borra. Devagar, puxe a manivela de volta à sua posição inicial, retire a tampa e o café está pronto para ser servido. O resíduo pode ser descartado ou reciclado como composto.


Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.