Eles estão entre os melhores no Prêmio Café Qualidade 2007
De: José Carlos Balan
Cafeicultores de Apucarana, Arapongas e Grandes Rios estão entre os melhores do Paraná, conforme resultado do Prêmio Café Qualidade 2007, na categoria café natural. Aurino Akihito Kitagawa, de Apucarana, foi o segundo colocado; Adriano Lisboa Júnior, de Arapongas, o terceiro, enquanto Daniel Assaf Filho, de Grandes Rios, o quarto. O melhor café natural é do produtor Yassumassa Assami, de Marialva, enquanto na categoria cereja descascado o prêmio ficou com Ronieri José Mazero, de Tomazina.
Kitagawa colocou à venda um lote de café, que foi comercializado por R$ 1.509,00 a saca, adquirido por empresas do Consórcio Paraná. Já o café de Lisboa foi vendido à empresa Uraí Café por R$ 810 a saca.
Participaram do Prêmio Café Qualidade 2007 produtores de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Toledo, Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama. Para chegar ao resultado final, todas as amostras apresentadas pelos 200 produtores participantes foram analisadas por degustadores do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, principais centros produtores de café do Brasil.