Pesquisa mostra que café na dose certa pode ser benéfico à saúde

Por: 15/05/2008 07:05:59 - Gazeta de Limeira

Estudos recentes sobre o café, apontam que o consumo da bebida pode causar benefícios e malefícios à saúde.


Tudo depende da quantidade que a pessoa ingere. Os benefícios são muitos quando o consumo é até 3 xícaras ao dia. “Nesta quantidade ele ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”, explicou a nutricionista, Magali Mugnaine. Isso acontece porque o café contém cafeína, substância que atua no organismo como estimulante. Por essas razões existe até projeto de Lei em Brasília, para que o café seja incluído oficialmente na merenda escolar. “A cafeína é interessante porque melhora a capacidade de concentração e memorização”, informou Mugnaine.

Mas a especialista aconselha às crianças para que bebam medidas pequenas. “As crianças são bastante ativas, e a cafeína potencializa essa energia. Nesse caso o consumo deve ser de no máximo duas xícaras diárias” argumentou. Essa regra também vale para hipertensos, porque quando ingerem muito café por dia, podem ficar agitados e isso irá agravar ainda mais a doença.

Além dessas questões, o café causa males àqueles que têm pressão alta. De acordo com a nutricionista, nele contém uma substância que aumenta o colesterol, o que pode acarretar doenças cardiovasculares e também dificulta a circulação.

Mas, quem não tem nenhum desses problemas e pensa que vai poder tomar café quantas vezes tiver vontade, é melhor ter cuidado. Quando adoçado com açúcar uma xícara de 50 ml tem cerca de 50 calorias, ou seja, se tomar 10 xícaras ao longo do dia, vai ter ganho 500 calorias. “A saída nesse caso é usar adoçante”, indica a nutricionista.

Agora ficou mais fácil saber o quanto beber ou não o café, difícil é resistir quando a bebida é feita na hora e surge aquele aroma de cafezinho chegando. Não por acaso, diferentemente do que ocorre em outros países de língua latina, a nossa primeira refeição do dia se chama justamente “café da manhã”. A tradição brasileira da cafeicultura, além de resultar em um setor dinâmico para a economia do País, transformou o consumo do café em um hábito cultural.


Bebida quente


O café é bebida típica de todas as épocas do ano, mas a preferência é ainda maior quando o clima está mais frio. Segundo Silvana J. Paes Balloni, proprietária de uma padaria em Limeira, o consumo chega a aumentar 30%. “Nesse período, as vendas de café crescem bastante, seja café puro, com leite ou outros tipos que temos no cardápio”, completou. A secretária Marcia Aparecida Santana, chega ao trabalho às 7h30 da manhã e neste horário só um cafezinho para esquentar, um não, dois. “Acabo comprando dois de uma vez”, contou. (JF)
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.